a carregar...

UC.PT

Imprensa da Universidade

A Universidade de Coimbra e o Brasil

univbrasil

Coordenadores: José Pedro Paiva; José Augusto Cardoso Bernardes
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0161-8
ISBN Digital: 978-989-26-0308-7
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0308-7
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Março de 2012
Preço: 34,98 €
Dimensões: 250 mm x 250 mm
N.º Páginas: 230


Sinopse:

"O Brasil é um país fascinante. A música, as paisagens, a diversidade das gentes, a alegria, a imensidão, tudo nos consegue encantar. Sem o Brasil a lusofonia seria um fenómeno "local"; com o contributo inestimável deste grande país ela é uma estrela mundial em ascensão. A Universidade de Coimbra (UC) teve uma importância decisiva na formação do Brasil. Foi em Coimbra que estudou quase toda a elite brasileira envolvida na independência do seu país. José Bonifácio de Andrade e Silva, o "patriarca da independência", foi inclusivamente professor em Coimbra.
No mundo global em que vivemos, todas as sociedades têm de olhar para o planeta no seu conjunto e não apenas para a sua região ou país. O devir da Universidade de Coimbra está pois indelevelmente ligado ao do Brasil, país que desempenha um papel muito relevante para a UC, não só como charneira entre o novo mundo do Sul e o velho mundo do Norte, mas também porque é com a ajuda da UC - que recebe atualmente milhares de estudante brasileiros - que o Brasil aprofunda o processo de construção da sua própria identidade, reconstrói a matriz cultural das suas raízes e contribui para a evolução cosmopolita das suas e das nossas gentes.
Esta exposição é por tudo isto um dado mais no (re)encontro entre a Universidade de Coimbra e o Brasil, permitindo afinal concluir que a ligação é funda, sempre existiu e só pode ficar ainda mais forte." Palavras de Abertura de João Gabriel Silva, Reitor da Universidade de Coimbra.

carrinho3