Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra vol. XXV

Dimensões: 170 mm x 240 mm
N.º Páginas: 271

Sinopse:

"Com a publicação deste número XXV retoma-se a regular edição do Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra.
Surgido em 1973, fruto da ação do Professor Torquato Sousa Soares, então Diretor do Arquivo da Universidade, destinado a responder a imposição governativa, logo publicou um primeiro guia dos fundos da instituição ainda hoje incontornável, mas que o tempo desatualizou, pelo que em breve será substituído por outro que incorpore não só os hodiernos critérios da arquivística entretanto desenvolvidos, como dê conta de inúmeros acervos até ao presente não tratados de modo total ou parcial.
No decurso dos números sucessivos, o Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra tornou-se uma publicação singular no mundo editorial português, sendo uma das raras promovida regularmente por um arquivo e permitindo a divulgação pública de centenas de estudos.
Após um interregno de irregular publicação, renasce agora com distintos objetivos, novo formato e adaptado aos mais atualizados critérios internacionais que regem este género de publicações periódicas.
Em conformidade, será vocacionado para a edição de estudos e pesquisas no âmbito da Arquivística e da História, dando preferência aos que têm por principal objeto acervos existentes no Arquivo da Universidade de Coimbra, visando ainda estimular o debate pluridisciplinar nos âmbitos da Ciência da Informação e da História, produzindo novo conhecimento e dando a conhecer a atividade que nestes domínios se desenvolve em Portugal e em especial no referido Arquivo. Cumpre dessa forma uma das missões estatutárias essenciais que está confiada a esta unidade de extensão cultural e de apoio à formação da Universidade de Coimbra, a única em Portugal que possui um arquivo desta natureza e dimensão e que se constitui como uma das suas mais valias, ao preservar e disponibilizar um património documental notável não apenas para a plurissecular história da Universidade em Portugal, mas igualmente para a História local e nacional.
Será exclusivamente publicado em versão digital on-line, tornando-se deste modo acessível de imediato a todos os interessados em qualquer parte do Mundo, acelerando e aprofundando a sua capacidade de divulgação e reduzindo drasticamente os custos materiais de edição. O pedido de artigos e o Estatuto Editorial da publicação, cumprindo todas as normas internacionais, passa de igual modo a estar disponível on-line e acessível a partir do seguinte endereço: http://impactum-journals.uc.pt/boletimauc/."

Excerto da Nota de Apresentação de José Pedro Paiva

downloadebook