Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Estudos do século XX n.º 11: fazer história contemporânea

estudos11

Direção: Maria Manuela Tavares Ribeiro
Coordenação:
Luís Reis Torgal
Língua: Português
ISSN: 1645-3530
ISSN Digital: 1647-8622
DOI:
http://dx.doi.org/10.14195/1647-8622_11
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Data: Dezembro 2011
Periodicidade: Anual
Dimensões: 170 mm x 240 mm
N.º Páginas: 526


Sinopse:

“Fazer História Contemporânea” leva-nos a um debate interminável sobre vários temas, de todas as categorias, teóricas e práticas, a começar pelo conceito de “Contemporâneo”.

Neste volume encontraremos alguns artigos que abordam questões teóricas e metodológicas, como o significado da memória, da “história do tempo presente”, ou o sentido das relações entre história e comunicação ou a importância dos arquivos sonoros, ou o significado de conceitos usados normalmente na história contemporânea, por vezes sem precisão. Mas também nos vamos deparar com os mais variados temas de história contemporânea do século XX, desde o desporto, a fotografia e o cinema à reflexão sobre questões da colonização e da descolonização, ao significado de instituições de educação e de educação política, à religiosidade, a teorias científicas, ao sentido das biografias em história ou mesmo a reflexões sobre personalidades representativas da história de Portugal contemporâneo. Alguns artigos constituem discursos interpretativos sobre o “estado da arte”, outros têm um sentido de divulgação de matérias pouco conhecidas ou pouco faladas, alguns são ensaios inacabados sobre temas que merecem aprofundamentos ou a continuação de estudos que os autores irão prosseguir… Enfim, são artigos de revista e não obras de fundo, que merecem ser lidos e criticados. São contributos, mais ou menos simples ou complexos, para “fazer história contemporânea”.

downloadebook