Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Estudos do século XX n.º 12: histórias da saúde

estudos12

Direção: Maria Manuela Tavares Ribeiro
Coordenação:
João Rui Pita; Ana Leonor Pereira
Língua: Português
ISSN: 1645-3530
ISSN Digital: 1647-8622
DOI:
http://dx.doi.org/10.14195/1647-8622_12
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Data: Dezembro 2011
Periodicidade: Anual
Dimensões: 170 mm x 240 mm
N.º Páginas: 467


Sinopse:

O volume de 2012 da revista Estudos do Século XX, subordinado ao tema "Histórias da saúde: privada, pública e social", sucede ao volume de 2005 da mesma revista que intitulámos "Ciência, saúde e poder".

Em 2012 temos a presença de autores de 11 países diferentes contra 5 países na revista de 2005. O que nos permite compreender que figuras tão prestigiadas nesta área tenham respondido ao nosso apelo é, sem dúvida, o forte investimento científico na história da saúde a nível mundial. E estamos todos alinhados, passe a expressão, pois intencionalmente também se valorizam os estudos sobre a condição de doente (como no caso da poliomielite), a história da farmácia, do medicamento e das ciências farmacêuticas no conjunto das ciências da saúde e as renovadas investigações sobre a história da psiquiatria e da saúde mental no conjunto da saúde privada, pública e social, indo ao encontro da recente definição de saúde da OMS.

No jogo quase infinito de possibilidades de histórias da saúde privada, pública e social, registamos que os progressos científicos e tecnológicos vão tornando a vida de todos nós, cidadãos/doentes, mais digna de ser vivida. Mas também os progressos jurídicos.

downloadebook