Imprensa da Universidade

Data: Julho 2015
Dimensões: 220 mm x 270 mm

Sinopse:
A Rua Larga está aberta ao trânsito das ideias que circulam na Universidade de Coimbra desde Junho de 2003, data em que foi publicado o número 1 da revista da Reitoria da Universidade de Coimbra. O nome foi tomado de empréstimo à via que atualmente assegura a ligação do Largo D. Dinis à emblemática Porta Férrea. Rua que, antes da construção da cidade universitária como hoje a conhecemos, era já uma das mais importantes da Alta conimbricense. Por essa Rua Larga antepassaram muitas histórias com os mais diversos protagonistas. A largueza foi-se, no entanto, estreitando, sujeita às sucessivas necessidades que a contemporaneidade vai inventando. O projeto de criar uma vasta zona pedonal reanimou a nobreza da Rua novamente Larga. O génio arquitetónico de Gonçalo Byrne construiu a ponte entre passado e futuro, feita de pedra e ar. Nesta lógica de abertura de possibilidades de comunicação, fazia todo o sentido rasgar ainda mais a Rua Larga, extravasá-la em páginas, em letra que também fica. A Rua Larga, revista, é esse espaço ao mesmo tempo simbólico e efetivo por onde passa o que se vai passando na Universidade. E como a Rua se quer Larga, nela cabem também a cidade e a região que a abrigam, numa relação assente na cultura da colaboração. A metáfora é inesgotável e, portanto, pedra a pedra, número a número, vamos calcorreando a Rua, aberta também neste espaço virtual.

carrinhodecompras