Imprensa da Universidade

Geografia, paisagem e riscos: livro de homenagem ao Prof. Doutor António Pedrosa

geografia_paisagem

Coordenador: Luciano Lourenço
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-1232-4
ISBN Digital: 978-989-26-1233-1
DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1233-1
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Julho 2016
Preço: 21,20 €
Dimensões: 160 mm x 230 mm
N.º Páginas: 351

Sinopse:

O primeiro volume do Livro de Homenagem ao Professor Doutor António de Sousa Pedrosa trata de aspetos relacionados com Geografia, Paisagem e Riscos, três temas a que o homenageado dedicou particular atenção e, por isso, muita da sua investigação. Se o primeiro e o último deles são comuns aos temas do segundo volume, já a Paisagem é tratada especificamente neste tomo, que assim permite distingui-lo claramente do segundo, em que a abordagem específica versará sobre a Cultura.
O colega António Pedrosa deixou-nos prematuramente, quando ainda desenvolvia vasta atividade, nomeadamente de orientação científica de projetos de investigação e de teses de doutoramento e de mestrado, pelo que não será de admirar que alguma dela seja dada aqui à estampa, em coautoria com os seus colaboradores e orientandos que, desta forma singela, entenderam render-lhe preito pelos muitos ensinamentos que lhes transmitiu.
Por isso, no tema sobre Geografia, surge publicado um texto que apresenta O mapa geomorfológico do contato da Chapada com o relevo dissecado na bacia do rio Tijuco (MG), elaborado em colaboração com Kátia Gisele de Oliveira Pereira.
Do mesmo modo, no tema Paisagem, é dado à estampa um texto sobre A paisagem do cerrado no triângulo mineiro: os relatos dos viajantes naturalistas no século XIX no Brasil, em coautoria com Isabele de Oliveira Carvalho.
Por fim, no tema Riscos, surge o título Ecologia da paisagem: ecologia de estrada e a suscetibilidade da estrada no atropelamento da vida selvagem na bacia do rio Araguari, em coautoria com Laís Naiara Gonçalves dos Reis.