a carregar...

UC.PT

Imprensa da Universidade

Geografia, cultura e riscos: livro de homenagem ao Prof. Doutor António Pedrosa

Geografia, Cultura e Riscos

Coordenador: Luciano Lourenço
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-1236-2
ISBN Digital: 978-989-26-1237-9
DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1237-9
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Setembro 2016
Preço: 22,26 €
Dimensões: 160 mm x 230 mm
N.º Páginas: 346

Sinopse:

O segundo volume do Livro de Homenagem ao Professor Doutor António de Sousa Pedrosa trata de aspetos relacionados com Geografia, Cultura e Riscos, três temas a que o homenageado dedicou especial atenção e, por isso, muita da sua investigação. Se o primeiro e o último deles são comuns ao primeiro volume, já a Cultura é tratada especificamente neste tomo, que assim permite distingui-lo claramente do primeiro, cuja abordagem específica versou sobre a Paisagem.
O colega António Pedrosa deixou-nos prematuramente, quando ainda desenvolvia vasta atividade, nomeadamente de orientação científica de projetos de investigação e de teses de doutoramento e de mestrado, pelo que não será de admirar que alguma dela seja dada aqui à estampa, em coautoria com os seus colaboradores e orientandos que, desta forma singela, entenderam render-lhe preito pelos muitos ensinamentos que lhes transmitiu. Além disso, deixou textos inéditos, um dos quais se encontrava concluído, razão pela qual entendemos proceder à sua divulgação. Deste modo, aliás como no volume anterior, surgem três trabalhos em que o António Pedrosa é autor ou coautor.
Assim, no tema Cultura, é publicado um texto, em colaboração com Rita de Cassia Martins de Souza, sobre De Uberaba a Brasília: comunidades vulneráveis e “territórios em reconversão” no roteiro da missão Cruls. Depois, no tema Riscos, a que nos últimos anos dedicou especial atenção, são dados à estampa dois trabalhos, o primeiro de sua autoria, sobre As inundações fluviais no Brasil: importância do desenvolvimento de unidades dinâmicas de avaliação de riscos (UDAR) para a sua gestão, e o segundo, também sobre inundações, versa sobre Os riscos de inundação urbana: uma proposta de gestão das águas pluviais nos aglomerados urbanos e foi elaborado em coautoria com Carlos Nardin, Jean Roger B. Danelon.

carrinhodecompras