Imprensa da Universidade

Dimensões: 160 mm x 230 mm
N.º Páginas: 106

Sinopse:

Propõe-se nesta obra uma abordagem problematizadora das teorias do risco, integrando os debates mais recentes sobre a vulnerabilidade social e a teoria dos desastres. Especial relevância é dada aos regimes de regulação do risco e à sua relação com as políticas públicas na área da proteção civil e da segurança estrutural das populações, bem como à construção de epistemologias cívicas e ao tema da participação das populações na elaboração das políticas públicas sobre mitigação dos riscos.

São também abordados os diferentes paradigmas sobre os desastres, vendo estes como pontos de entrada e de aproximação à governação e à regulação do risco e, também, como reveladores das estruturas sociais em presença. Especial atenção é dada aos impactos diferenciados dos acontecimentos extremos nas comunidades afetadas. Procede-se à desconstrução, com base em vários estudos sociológicos, do mito muito comum e mediatizado da ocorrência de pânico social em situações de desastre.

carrinho3