a carregar...

UC.PT

Imprensa da Universidade

Política Editorial

Para cumprir os objetivos que se encontram estabelecidos no "Regulamento" da Imprensa da Universidade de Coimbra, serão observados os seguintes princípios gerais de política editorial:

1. A atividade da IUC desenvolver-se-á nos domínios cultural, artístico, científico e pedagógico-didático;

2. É objetivo da IUC editar obras que representem mais valia de carácter didático e/ou científico e se insiram nos objetivos editoriais da Imprensa;

3. Será dada prioridade às obras de índole pedagógico-didática, nomeadamente aos manuais para o ensino universitário;

4. As publicações serão organizadas em séries de âmbito alargado e com designação adequada (v.g., Ensino, Investigação, Documentos), e em coleções (v.g. "O Estado da Arte");

5. As séries terão elementos distintivos;

6. As obras a editar chegarão à IUC através da solicitação pública para apresentação de trabalhos ou por convite a autores para a escrita de textos sobre temática julgada relevante tendo em consideração os objetivos editoriais da Imprensa. A área da tradução de obras fundamentais (de referência ou didáticas) ainda não publicadas ou necessitadas de revisão será também fomentada;

7. As edições serão, em princípio, em língua portuguesa. As línguas estrangeiras serão usadas em função do autor e do espaço de distribuição passível de ser atingido;

8. A avaliação do mérito absoluto e relativo das obras a publicar será feita por personalidades (duas, pelo menos, para cada obra) de reconhecida competência na área da obra em causa. As personalidades poderão ser oriundas da Universidade de Coimbra ou de outras instituições nacionais ou estrangeiras;

9. As edições da IUC estão sujeitas, em princípio, ao estabelecimento de preço de capa. A produção deverá ser rentabilizada e ter em consideração as condições do mercado livreiro específico. Serão procuradas as melhores formas de distribuição e comercialização (contratos, parcerias e/ou distribuição direta);

10. A IUC poderá estabelecer protocolos com outras editoras comerciais ou universitárias, com o objetivo de melhorar a implantação nos mercados-alvo;

11. A IUC elaborará um catálogo das publicações disponíveis para comercialização;

12. A UC possui uma Loja em que são expostas, para venda ao público, as diversas publicações da IUC e da Universidade de Coimbra bem como outras obras consideradas relevantes nas áreas científicas de cursos ministrados na Universidade.