• Elogios, Sugestões e Reclamações

Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de elogios, sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.
    Para apresentar um elogio, sugestão ou reclamação preencha este formulário.
    Agradecemos a colaboração!

Universidade de Coimbra

Se pretende manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, por favor clique aqui.

Apresentação da obra "Do oitavo passageiro ao clone número oito"

Publication date: 16-04-2012 11:53

Do oitavo passageiro ao clone número oito

No próximo dia 19 de abril, pelas 18h00, será apresentada, no foyer do Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), a obra Do oitavo passageiro ao clone número oito, da autoria de Elsa Rodrigues. Os apresentadores deste evento serão os Senhores Doutores Berta Ferreira e Alexandre Sá.

Esta obra, baseada na tese de doutoramento da autora, tem como objeto de análise a tetralogia dos filmes de ficção científica Alien, protagonizados pela personagem Ellen Ripley. Como nos é dito na introdução deste livro, a grande proposta de leitura para esta saga assenta na questão da identidade e hibridação do próprio sujeito, bastante pertinente na cultura pós-moderna. A investigação de Elsa Rodrigues centra-se no aprofundamento de temas como a alteridade, a tecnologia, o espaço e o tempo, considerando que a ficção científica tem a vantagem de levantar uma série de questões epistemológicas “que obrigam o espectador a refletir”.

Elsa Margarida Rodrigues é doutorada em Sociologia pela FEUC, tendo centrado a sua investigação na ficção científica enquanto ferramenta para imaginar e construir o futuro. É licenciada em Filosofia e em Jornalismo, pela Faculdade de Letras da mesma Universidade, e tem conciliado uma carreira docente com a escrita, a investigação e a colaboração em órgãos de comunicação.