Notícias

Lançamento do livro "Accountability no Terceiro Setor em Portugal. Perspetivas, desafios e oportunidades"

Publication date: 13-06-2016 10:55

accountability

No dia 15 de junho, pelas 15h, na Livraria da Universidade de Aveiro, será apresentado o livro "Accountability no Terceiro Setor em Portugal. Perspetivas, desafios e oportunidades", da autoria de Andreia Filipa Gomes Ruela e Cristina Pinto Albuquerque. A apresentação estará a cargo do Senhor Professor Luís de Sousa.

O Terceiro Setor ancorado em pressupostos de maximização de benefícios sociais e de reprodução de valores coletivos, deve enquadrar a accountability como imperativo moral, legal e estratégico para a melhor concretização da sua missão e de uma visão associada à prossecução do bem-estar social.
A presente obra pretende, neste pressuposto, posicionar os desafios, possibilidades e especificidades dos mecanismos de accountability aplicados ao Terceiro Setor e a relevância dos mesmos para a sustentabilidade (económica, social e axiológica) das organizações sociais.
Assim, através da discussão crítica de conceitos e procedimentos defende-se uma perspetiva de accountability estratégica associada à concretização da missão social e apresentam-se as dimensões que, nas Organizações do Terceiro Setor, ela deverá comportar.
Os dados recolhidos através de um estudo junto de dirigentes e profissionais de OTS da região de Aveiro permite fundamentar a reflexão e posicionar as bases para recomendações sociopolíticas, tendo em vista a maior eficiência, eficácia e sustentabilidade das Organizações do Terceiro Setor.

Andreia Filipa Gomes Ruela é licenciada em Serviço Social pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e mestre em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Colabora em projetos ligados à promoção da cidadania e resiliência local. Integra a 4iS – Plataforma para a Inovação Social, através da qual procura impulsionar processos de Inovação Social na Região de Aveiro. Interessa-se por processos de accountability, participação, avaliação de impacto social e metodologias de investigação-ação, como o Photovoice.

Cristina Pinto Albuquerque é Professora auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Possui doutoramento em Letras, na área de especialização Trabalho Social e Política Social, pela Université de Fribourg (Suíça). Leciona nos domínios da Ética, Política Social e Empreendedorismo Social, com diversas publicações nestas áreas e projetos de pesquisa (nacionais e internacionais), centrados nas questões do desemprego, pobreza, mediação social, desenvolvimento local e tráfico de seres humanos. É investigadora integrada do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA).