Notícias

Lançamento da obra "A Biblioteca Matemática da Universidade de Coimbra (1913-1969)"

Publication date: 11-12-2014 14:21

bibliotecamat

Dia 15 de dezembro de 2014, pelas 17:00, no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, o Doutor José Augusto Cardoso Bernardes irá apresentar a obra A Biblioteca Matemática da Universidade de Coimbra (1913-1969), Génese, Formação e Desenvolvimento, da autoria do Doutor Carlos Tenreiro.

Tinha-se há pouco iniciado o ano de 1913 quando o Conselho da Secção de Matemática da recém-criada Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra nomeava o professor Henrique de Figueiredo (1861-1922) para dirigir a sua biblioteca privativa, a qual, a partir de Abril desse ano, tomaria a designação de Biblioteca Matemática. É a génese, formação e desenvolvimento da biblioteca do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra que contamos neste texto, no momento em que se esgotam 100 anos sobre a sua fundação. Centraremos a nossa atenção no período anterior a 1969, quando a Biblioteca Matemática teve as suas instalações no edifício do antigo Colégio de S. Pedro, no Paço das Escolas da Universidade de Coimbra.

Carlos Tenreiro (Coimbra, 1964) é Doutorado em Matemática pela Universidade de Coimbra, é professor associado no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da mesma universidade. Membro do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, aí desenvolve actividade de investigação na área da estatística não-paramétrica. Actualmente é coordenador da Biblioteca Matemática da Universidade de Coimbra.