a carregar...

UC.PT

Notícias

Lançamento da obra "Crónicas ao Acaso"

Publication date: 12-01-2016 12:57

Crónicas ao Acaso

Dia 15 de janeiro de 2016, pelas 16h, no Exploratório Ciência Viva de Coimbra, a Senhora Doutora Maria Laura Mendes irá apresentar a obra Crónicas ao Acaso, da autoria de J. J. Pedroso de Lima, e edição da Imprensa da Universidade de Coimbra.

Na sua vasta maioria, as presentes crónicas são textos do autor, publicados no Diário as Beiras, durante os três últimos anos e no seguimento de um acordo estabelecido entre este jornal e as Lojas de Saber / Exploratório CCVC. A maioria destas crónicas tem uma base real e algumas delas a vivência pessoal dos factos.

João José Pedroso de Lima é Lic. em Ciências Físico-Químicas pela Univ. de Coimbra (1957), é Doutorado em Física pela Univ. de Manchester (1970), foi Prof. Cat. na FCTUC (1982) e Professor Cat. de Biofísica na FMUC (1986). É Doutor Honoris Causa pela Univ. de Aveiro (2004) e pela Univ. do Algarve (2011). Foi Presidente do Conselho Diretivo do Departamento de Física da FCTUC, Diretor do Serviço de Biofísica/Biomatemática da FMUC, Presidente do Conselho Diretivo do IBILI, membro do Conselho de Administração do AIBILI e Presidente do Conselho Científico da ESTESC. Foi o principal responsável pelo Projeto PET iniciado em 1994, financiado pelo programa Praxis XXI, que levou à criação do ICNAS, tendo sido o Presidente da Comissão Instaladora. Foram-lhe atribuídos 22 prémios científicos. É autor de 5 livros, co-autor de 11 livros, tem mais de 300 trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais, foi conferencista convidado em mais de 60 reuniões nacionais e internacionais. A sua jubilação ocorreu em Setembro de 2004.