Lançamento da obra "Investigação operacional em ação: casos de aplicação"

Publication date: 10-12-2014 16:52

investigacaooperacional

Dia 15 de dezembro de 2014, pelas 18:00, na Sala Francisco Sá de Miranda da Casa da Cultura de Coimbra, o Engº Carlos Moreira da Silva irá apresentar a obra Investigação Operacional em ação - casos de aplicação, da coordenação dos doutores Rui Oliveira e José Soeiro Ferreira.

A obra integra uma coleção de casos de aplicação da Investigação Operacional em Portugal, relatando atuações reais com forte ligação empresarial que constituem um complemento à formação académica tradicionalmente mais enfocada na resolução de “canned problems”.

Os casos selecionados apresentam uma abangente diversidade temática em termos de objetos de estudo (desde o setor dos serviços até à agricultura e pescas, passando pela indústria, logística e transportes), ao mesmo tempo que cobrem um largo espetro em termos de métodos de IO e técnicas resolutivas empregues.

Estes casos de aplicação da IO em Portugal ilustram bem o carácter transversal e a multidisciplinaridade que, desde os seus primórdios, caraterizam a IO e sua capacidade para responder aos desafios que o mundo real, nos mais diversos contextos, nos coloca, desenvolvendo formulações ajustadas ao problema em apreço e explorando métodos e técnicas analíticas que permitem, de forma objetiva e cientificamente fundamentada, comparar os méritos das soluções alternativas e otimizar decisões.

Pretende-se com este livro contribuir para a divulgação e promoção da IO junto de gestores e decisores, expondo o potencial desta ciência aplicada para abordar situações desafiantes e complexas. Mas também para professores e, sobretudo, estudantes destas matérias, alargando os seus horizontes para além dos exercícios tipicamente utilizados nas aulas, motivando-os e dando-lhes oportunidade para explorar abordagens alternativas aos casos reais apresentados.

José Soeiro Ferreira. Professor Associado com Agregação da FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, DEGI - Departamento de Engenharia e Gestão Industrial.

Investigador e Responsável de projetos do INESC TEC - Tecnologia e Ciência, CESE - Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais.

Doutorado (PhD) em Investigação Operacional (DTU – Technical University of Denmark). Licenciado em Engenharia Eletrotécnica (FEUP).

Foi Presidente da APDIO – Associação Portuguesa de Investigação Operacional.

Sócio da APDIO e do INFORMS – Institute for Operations Research and the Management Sciences.

Rui Carvalho Oliveira. Professor Associado do Instituto Superior Técnico (IST) e investigador do CESUR, tem realizado trabalho de investigação, projecto e consultoria centrado no desenvolvimento de formulações, modelos e instrumentos avançados de apoio à decisão aplicados nomeadamente no domínio dos sistemas industriais, logísticos e de transporte.

Doutorado em Engenharia de Sistemas (IST), MSc. em Management Science and Operational Research (Business School da Universidade de Warwick - Inglaterra) e licenciado em Engenharia Civil (IST). É Presidente do Conselho de Auditoria e foi anteriormente Vice-Presidente da APDIO.