a carregar...

UC.PT

Notícias

Lançamento da obra "Pessoas de livro: estudos sobre a personagem"

Publication date: 13-07-2015 16:43

pessoaslivro

Dia 15 de julho de 2015, pelas 17h e 30m, no Anfiteatro IV da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o Senhor Doutor Frederico Lourenço irá apresentar a obra Pessoas de Livro. Estudo sobre a personagem, da autoria de Carlos Reis, e edição da Imprensa da Universidade de Coimbra.

Encontram-se reunidos neste livro ensaios diretamente relacionados com o projeto de investigação “Figuras da Ficção” (Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras de Coimbra), com extensão ao blogue homónimo (www. figurasdaficcao.wordpress.com). Centrando-se na personagem, nos seus modos de existência ficcional e paraficcional, nas suas figurações e nos seus avatares, os ensaios que aqui se encontram tratam de revalorizar uma categoria narrativa que durante décadas foi relegada para as margens dos estudos literários. Nos últimos vinte anos, os estudos narrativos, tendo colhido muitas das conquistas concetuais e metodológicas da narratologia dos anos 80 do século passado, redescobriram na personagem um apreciável potencial de investimento semântico, de dinamismo transficcional e de articulação intercultural. É isso que está confirmado nos estudos em que aqui são tratados temas e subtemas como a figuração da personagem realista, a refiguração de personalidades históricas, a questão do insólito ou a representação paraficcional de figuras do chamado universo mediático.

Carlos Reis é professor catedrático e leciona Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura e Estudos Queirosianos. É coordenador do Centro de Literatura Portuguesa. Como professor convidado lecionou em diversas universidades estrangeiras: Salamanca, Wisconsin-Madison, Santiago de Compostela, Massachusetts-Dartmouth, Pontifícia Univ. Católica do Rio Grande do Sul e Univ. do Estado Rio de Janeiro. Dirige a História Crítica da Literatura Portuguesa e publicou mais de uma dezena de livros, em Portugal, Espanha, Alemanha, França e Brasil. Foi diretor da Biblioteca Nacional, presidente da Associação Internacional de Lusitanistas, reitor da Universidade Aberta (2006-2011) e presidente da European Association of Distance Teaching Universities (2009-2011). É membro da Real Academia Española, da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Europaean. No CLP dirige os projetos Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós e “Figuras da Ficção”.