a carregar...

UC.PT

Notícias

Entrega do Prémio Joaquim de Carvalho 2015

Publication date: 06-11-2015 12:34

Carlos Ramos

No próximo dia 13 de novembro, pelas 12h, terá lugar a cerimónia de entrega do Prémio Joaquim de Carvalho (6ª edição) na Sala do Senado da Universidade de Coimbra.

O Prémio Joaquim de Carvalho foi atribuído por um júri multidisciplinar à obra Carlos Ramos - arquiteturas do século XX em Portugal, do Arq. José Manuel Fernandes.

O júri deste Prémio, que “pretende distinguir trabalhos realizados no âmbito da investigação ou da divulgação científica” (art. 1º do Regulamento), entendeu que a obra tem um extraordinário interesse cultural, dirigindo-se não apenas ao público da arquitectura, mas também a um horizonte mais vasto de leitores, das Artes, em geral, às Ciências e ao Urbanismo.

Trata-se de uma obra de divulgação que reafirma a história e a historicidade como elementos fundamentais de compreensão das principais obras e projectos da arquitectura portuguesa do século XX.

Sendo a arquitectura uma das Artes que mais e melhor projecta Portugal na Europa e no Mundo, este livro torna evidente que a “boa arquitectura” tem um trajecto e que há muito mantém um diálogo profundo com os modernismos. A extraordinária obra da “dinastia Ramos” confirma-o plenamente.

Acresce a qualidade visual do livro e a inserção criteriosa de fotografias e plantas dos edifícios, trabalho em que releva o talento de Ana Janeiro, fotógrafa de arquitectura.

Este livro dá continuidade à extraordinária obra do arquitecto José Manuel Fernandes e ao seu singular contributo para a construção científico-cultural de uma arquitectura dotada de memória, enraizada nos territórios e comprometida com um urbanismo de forte intenção social.

Trata-se da 6ª edição do Prémio Joaquim de Carvalho patrocinado pelo grupo IDEALTOWER.