Notícias

"Baluartes da Fé e da Disciplina" recebe Prémio Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão

Publication date: 22-11-2011 16:38

Baluartes da Fé e da Disciplina

A obra Baluartes da Fé e da Disciplina – o enlace entre a Inquisição e os Bispos em Portugal (1536-1750), da autoria de José Pedro Paiva, editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra, foi recentemente galardoada com o Prémio Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.

Este galardão, instituído pela Fundação Eng. António de Almeida, na Academia Portuguesa de História, destina-se a premiar estudos de investigação em História de Portugal, homenageando assim o Académico, o Universitário, o Autor de uma obra histórica verdadeiramente notável, que se deseja fique como exemplo e estímulo aos vindouros.

A obra premiada tem como objetivo compor, explicar e pensar os sentidos das relações que se estabeleceram entre a Inquisição e os bispos num tempo internamente marcado pelos problemas decorrentes da necessidade de integração na vida do país de uma numerosa comunidade de origem judaica, os chamados cristãos-novos, quando Portugal enfrentava o gigantesco desafio de evangelizar vários e profundamente distintos povos nos múltiplos e descontínuos espaços do seu pluriterritorial império. Externamente, foi um período de marcantes transformações da vida religiosa, de convulsões, de profundas e duradouras reformas na Igreja católica, na sequência do abalo causado pela afirmação do protestantismo, tudo fatores a ponderar para analisar o problema de fundo dissecado neste livro: como se caracterizam as relações da Inquisição com o episcopado português?

O autor, José Pedro Paiva, é professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde tem lecionado disciplinas de História Moderna de Portugal, Cultura Portuguesa e seminários de pós-graduação sobre a Inquisição. É investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e académico correspondente da Academia Portuguesa da História. Atualmente é Diretor do Arquivo da Universidade de Coimbra.

A entrega do prémio irá realizar-se no dia 7 de Dezembro, pelas 15h00, na Academia Portuguesa de História.