Notícias

Lançamento da obra "Teoria da Literatura e Interpretação: O Século XX em 3 Argumentos"

Publication date: 20-01-2015 15:45

teorialit

Dia 22 de janeiro de 2015, pelas 18:00, Sala do Instituto de Línguas e Literatura Portuguesa, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o Doutor Osvaldo Silvestre irá apresentar a obra Teoria da Literatura e Interpretação: O Século XX em 3 Argumentos, da autoria do Doutor Ricardo Namora.

O que fazemos realmente quando propomos uma interpretação particular para um texto literário? E o que se segue desta pergunta? A Teoria da Literatura do século XX procurou responder a estas indagações por meio de uma robusta grelha de argumentos e justificações. Apesar da generosidade, e das boas intenções, essas soluções afastaram-se progressivamente de uma noção ampla de interpretação. Procurar perceber o que falhou, e como, é um dos objectivos deste ensaio. Outro, por certo bem mais difícil, é o de tentar imaginar uma alternativa – epistemologicamente mais útil, hermeneuticamente mais satisfatória, literariamente mais capaz.

Ricardo Namora (Coimbra, 1974). Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra. Obteve o grau de Mestre (2004) e o grau de Doutor (2009), ambos em Teoria da Literatura, na Universidade de Lisboa. Obteve ainda o grau de Mestre em Literatura Portuguesa (2010) pela Universidade de Coimbra. Escreveu ensaios sobre o mito, a construção de crenças, Teixeira de Pascoaes, Fernando Pessoa, semiótica, teorias da ficção, modernidade cultural e Allen Ginsberg, para além de um livro sobre Teoria da Literatura em Portugal, publicado em 2011. Actualmente trabalha sobre estética e hermenêutica e é membro do Centro de Literatura Portuguesa da FLUC.