a carregar...

UC.PT

Visitantes e Agentes Turísticos

A Universidade de Coimbra

Paço das EscolasColégio de Jesus
Paço das Escolas
Colégio de Jesus

A Universidade de Coimbra é a mais antiga universidade portuguesa e durante séculos a única universidade em Portugal – falar da História da Universidade Portuguesa é, genericamente, falar da Universidade de Coimbra.

Fundada em 1290 pelo Rei D. Dinis, em Lisboa, é transferida definitivamente para Coimbra em 1537, por ordem do Rei D. João III, após um período de migração entre estas duas cidades. Foi prevista a sua instalação na Rua da Sofia, junto ao Mosteiro de Santa Cruz, aberta propositadamente para a acolher. É no entanto no Paço Real da Alcáçova, mais tarde o Paço das Escolas, que em 1544 se concentram todas as Faculdades da Universidade de Coimbra – Teologia, Cânones, Leis e Medicina. Desde então, é esta a imagem gravada no imaginário coletivo português, marca indelével da cidade e da sua Universidade.

Ao longo de séculos a cidade e a Universidade moldaram-se numa relação simbiótica profunda, cuja marca é perfeitamente visível nos nossos dias quando apreciamos a relação existente entre os vários núcleos da Alta.

O Paço das Escolas, núcleo histórico por excelência da Universidade, acolhe nos nossos dias uma parte do todo que se constitui na Universidade - aqui percebem-se as tradições e a mística que a tornam única no mundo. Indissociável da cidade que a acolhe, sente-se aqui o legado de séculos, que se projecta no tempo e que as liga no passado e no futuro.

O Colégio de Jesus, o mais antigo colégio jesuíta do mundo, aqui criado em 1542, tornou-se no espaço de ensino da ciência na Universidade de Coimbra após a sua reforma, impulsionada pelo Marquês de Pombal em 1772. É hoje um dos locais de excelência na História da Ciência em Portugal.

Em junho de 2013, a UNESCO atribuiu à Universidade de Coimbra, pelo seu valor inquestionável para a História e Cultura Portuguesas, a classificação de Património Mundial da Humanidade - recompensa para esforço e dedicação de quem todos os dias trabalha para preservar, valorizar e sobretudo partilhar a sua herança com o mundo.