a carregar...

UC.PT

Visitantes e Agentes Turísticos

Capela de São Miguel

Capela UniversitáriaCapela Universitária 2

A capela original remonta provavelmente ao séc. XI, construída após a conquista da cidade aos Mouros em 1064, logo, anterior à fundação de Portugal. É dedicada a São Miguel, como todas as Capelas Reais Portuguesas, devido ao seu papel (religioso) na derrota das forças do Mal.

A atual configuração resulta da renovação do séc. XVI sob o patrocínio de D. Manuel I, cujo estilo decorativo tem a sua marca patente no portal lateral, um dos mais simples e belos do seu género.

A decoração interior foi realizada ao longo dos sécs. XVII e XVIII e encerra em si obras de artistas como Simão Rodrigues, Simão Ferreira, Joaquim Bernardes e Francisco Ferreira Araújo. Sobressai no conjunto da Capela o majestoso órgão de 1733, autoria de Frei Manuel de S. Bento, que continua a ser utilizado nos nossos dias.

Atualmente a Capela de São Miguel continua a ser usada para o culto: aos Domingos é celebrada missa* das 12:00 às 13:00; também é possível a utilização da Capela para a realização de casamentos e outras cerimónias, contudo estas são restritas a pessoas ligadas, ou que estiveram ligadas, à Universidade*.

* Não se realizam estas cerimónias enquanto decorrerem as intervenções de conservação de restauro.