a carregar...

Jardim Botânico

Universidade de Coimbra

Missão

Quadrado central geral

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), fundado em 1772, é uma Unidade de Extensão Cultural e de Apoio à Formação desta instituição de ensino superior e tem como missões a investigação, a conservação da biodiversidade, a educação e divulgação de ciência, com especial enfoque na sensibilização para o conhecimento e importância da diversidade vegetal, das alterações climáticas e da utilização sustentável de recursos.

O JBUC é uma instituição de referência a nível regional e nacional, com forte ligação e apelo à comunidade e ao turismo, tendo as suas iniciativas elevada participação e visibilidade. Desde 2013, o JBUC é Património da Humanidade da UNESCO, inserido no sítio "Universidade de Coimbra, Alta e Sofia".

Como espaço universitário, o JBUC mantém também uma íntima ligação com a docência, sendo espaço de aulas no terreno, entidade formadora de estágios, de acolhimento de teses de mestrado e doutoramento. As estufas tropicais e fria, as Escolas Médicas e Sistemáticas e o seu arboreto, albergam mais de 1500 espécies de plantas. Para além disso, possui estufas de investigação e viveiros e uma equipa com conhecimento técnico ao nível botânico, florestal, ecologia e jardinagem.

O JBUC trabalha de perto com escolas, associações e outras entidades públicas e privadas e participando em projetos nacionais e europeus ligados à sua missão.

Para além do espaço aberto de jardim e mata, o JBUC conta com duas salas de atividades de divulgação de ciência (Sala Científica Jorge Paiva e Sala de Ciência In Situ). Para além da presença física na cidade, o JBUC tem uma forte presença virtual nas redes sociais, na imprensa e meios audiovisuais.