a carregar...

Jardim Botânico

Universidade de Coimbra

A Nossa Casa é Verde

casaverde1


O projeto “A Nossa Casa é Verde” surge de uma parceria entre a Associação Integrar e o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), através do Programa Integra da Ciência Viva.

Este projeto tem como objetivo integrar população migrante e imigrante pela via da ciência, através do conhecimento daquilo que todos temos em comum: o mundo construído pelas plantas. Das paisagens naturais às árvores por que passamos nas ruas, da nossa alimentação à roupa que vestimos, as plantas são elementos omnipresentes na nossa vida e que definem o nosso bairro, a nossa cidade, o nosso país. Conhecê-las faz-nos sentir em casa.

As crianças e jovens afastados dos seus países de origem, em conjunto com os seus colegas portugueses, estarão em contacto direto com a diversidade de plantas presentes no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e na Quinta dos Olivais, aprendendo e partilhando as suas experiências de forma valorizar a experiência e o conhecimento botânico das comunidades deslocadas.

casaverde2

Este projeto-piloto será desenvolvido com duas turmas do Agrupamento Coimbra Centro, parceiro da Integrar e do JBUC, uma do 4º ano da EB1 de Almedina e a outra do 5º ano da EB2,3 Silva Gaio. Contempla sessões teóricas, sessões práticas e saídas de campo, nos diferentes espaços onde o projeto “A Nossa Casa é Verde” se vai desenvolver.

O projeto conta ainda com o apoio da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra.

Logotipos Casa Verde