Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Formação

As Quercus de Portugal

9 de outubro de 2019

O género Quercus é um dos mais importantes na floresta portuguesa. Conseguir identificar as espécies existentes em Portugal e conhecer a sua distribuição é essencial para entender o seu valor no ecossistema.

Inscrição gratuita

Mais informações

Conhecedores intérpretes do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

outubro 2019 a janeiro 2020

Os jardins botânicos são espaços ideais enquanto facilitadores de recursos pedagógicos e científicos para a aquisição de conhecimentos. A ação de formação pretende cativar os alunos do ensino superior para o saber, usufruto, interpretação, promoção e expansão do património material e imaterial do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, reconhecido como património mundial da Unesco em 2013. Os recursos e coleções do Jardim são modelos educativos e instrumentos singulares no ensino e na aprendizagem, no incremento da literacia, na divulgação da cultura e na promoção científica. Em espaço exterior à sala de aula (ensino informal), proporcionam ambientes estimulantes e situações reais oferecendo oportunidades fantásticas para explorar e cimentar saberes.

Apenas um bloco de apontamentos e num ambiente descontraído deixemo-nos inspirar pelo próprio jardim para o seu conhecimento.

Inscrição gratuita

Mais informações

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Anteriores:

Problemas fitossanitários em jardins e parques

19 de outubro de 2018

Casos de estudo sobre as principais pragas e doenças que afetam as plantas em jardins e outros espaços verdes; agentes bióticos nocivos, fungos, bactérias, vírus, insetos, ácaros e nematodes; introdução de plantas não autóctones; introdução e disseminação de novos agentes bióticos nocivos; reconhecer precocemente a existência de problemas fitossanitários, identificar o agente biótico causal e selecionar os meios de luta apropriados.

Poda de árvores e arbustos para áreas verdes

16 de novembro de 2018

Noções gerais de poda: definição de poda e porquê podar;
Ferramentas de poda: cuidados a ter e as melhores opções;
Antes de podar: como crescem as árvores, como executar um bom corte e em segurança;
Após um corte: como “cicatrizam” as plantas;
Tipos de poda de arbustos; tipos de poda de árvores; épocas de poda.

Inscrição gratuita

Mais informações

Património natural botânico e turismo científico

14 de dezembro de 2018

Introdução à distribuição da flora e vegetação em Portugal continental; habitats, espécies características e paisagens naturais; áreas protegidas e valores naturais prioritários; articulação património natural e património cultural; estratégias de comunicação e criação de conteúdos sobre plantas para o público.

Inscrição gratuita

Mais informações