VERSÃO BETA

Publication date: 22-03-2018 12:08

coimbra cartaz cultural
Foto: Coimbra Cartaz Cultural

Mais de 700 pessoas vieram à inauguração da renovada Estufa do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, que abriu as suas portas às 16.15, hora do equinócio da Primavera.

Descrito pelo Diretor do Jardim Botânico como um espaço de divulgação da ciência, onde a botânica e a arquitectura estão em diálogo, a Estufa albergará nas suas três salas uma coleção rica de plantas, com cerca de 200 espécies de ecossistemas tropicais húmidos, destacando-se na Sala Central a Victoria regia, que se encontra neste momentoe ainda na sua fase inicial de desenvolvimento.

O projeto de remodelação da Estufa é de João Mendes Ribeiro, e foi distinguido diversas vezes ao longo do último ano por  preservar a traça original daquele que é um dos primeiros exemplos do vidro e do ferro na arquitetura em Portugal e incorporar novas tecnologias de climatização.

Foi um dos momentos mais marcantes na já longa história deste espaço icónico do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Em breve será anunciado o formato das visitas à Estufa.

A inauguração contou com a presença do Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, e da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa.