VERSÃO BETA

Inauguração das "Culturas Experimentais" na Casa dos Narcisos

Publication date: 05-04-2018 11:36

Dia 4 de Abril foi a data escolhida para a abertura da Casa dos Narcisos, com uma instalação do arquiteto paisagista Jesus Moraime.

A Casa dos Narcisos vai receber ao longo do mês de Abril as "Culturas Experimentais", acolhendo três artistas para que façam do Jardim Botânico a sua casa temporária e pensem as suas múltiplas dimensões como património, abrigo e extensão do corpo, e as suas relações ecológicas.

A instalação de Jesus Moraime, que servirá de cenário para estas atividades, é inspirada nos jardins romanos de Conímbriga.

Para os vasos, foram cinco as plantas escolhidas: lavândulas e amores-perfeitos de ambientes mediterrânicos e jardins antigos; diosmas, dimorfotecas e caril, das espécies trazidas de além-mar.

Moraime faz também uma alusão a Coimbra e aos amores de Dom Pedro e Dona Inês com o caril, cor-de-prata, e os amores-perfeitos, que têm aqui um duplo simbolismo, numa "composição simples nos seus elementos, e rica na sua narrativa", de acordo com o autor.

Dia 12 de Abril a Casa dos Narcisos recebe a designer de moda e performer Lara Torres e dia 26 a artista plástica Claire de Santa Coloma.

Podem visitar a Casa dos Narcisos das 9h00 às 17h30, e para chegar lá basta entrar pelo portão do Quadrado Central que dá acesso à Mata e descer as escadas até à Estufa Fria.