Jardim Botânico

Árvore de Natal do Botânico alerta para espécie ameaçada

Publication date: 20-12-2016 10:56

Árvore de Natal JBUC

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra apresentou no dia 19 de dezembro a sua árvore de Natal, ornamentada pelo pessoal do Jardim Botânico com materiais naturais e com iluminação alimentada a luz solar. O Professor Jorge Paiva contextualizou a importância biológica da árvore escolhida, um teixo.

O teixo (Taxus baccata), é uma espécie ameaçada em Portugal Continental, e que cresce espontaneamente apenas no Gerês e na Serra da Estrela, preferindo habitats localizados em terras altas e frias. Um teixo pode viver entre 400 a 600 anos. É uma das árvores com um grande simbolismo associado a esta época do ano, pois simboliza o fim do ano solar.

Nas últimas décadas, estudos científicos isolaram um princípio ativo presente nos frutos do teixo, que apresenta propriedades medicinais, sendo usado em tratamentos no combate ao cancro. No entanto, actualmente, continuam a ser desenvolvidos novos produtos farmacêuticos a partir desta planta.

Esta conífera está distribuída um pouco por toda a Europa e a sua madeira muito flexível serviu para a construção de arcos e flechas e de instrumentos musicais.

Árvore de Natal do Jardim Botânico