Jardim Botânico

Kits Botânicos "Vamos Semear Ciência!"

Publication date: 09-06-2014 15:35

“Vamos Semear Ciência!” é o nome do projeto desenvolvido nos últimos dois anos pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra que deu origem a um conjunto de kits de atividades botânicas destinados ao público infantil.

Imagem Caixa Kit ColecionarImagem Caixa Kit MedirImagem Caixa Kit Crescer

Idealizados e desenvolvidos pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, os kits “Vamos Semear Ciência” têm como objetivo a promoção da Botânica junto de crianças e jovens, em contextos de educação não formal. Concebidos para crianças dos 6 aos 10 anos, os kits podem no entanto, ser utilizados tanto por crianças mais novas, a partir dos 3 anos, como por crianças mais velhas, até aos 12 ou 14 anos.

O contacto com as plantas e com a natureza influencia positivamente o interesse e conhecimento da botânica, bem como um maior respeito e consciencialização ambiental. Neste sentido, através da realização de atividades práticas e experimentais, que podem ser desenvolvidas na companhia da família, de professores, de colegas ou ainda autonomamente, com estes kits, as crianças poderão desenvolver as suas capacidades explorando, mexendo, sentindo, procurando, à medida que se divertem, aprendem e se envolvem na descoberta da botânica.

O Kit Colecionar proporciona a criação de diferentes coleções de materiais naturais. O Kit Medir pretende estimular a medição de diferentes objetos e materiais botânicos recorrendo a diferentes instrumentos de medição. O Kit Crescer propõe explorar a germinação de diferentes sementes de plantas e o seu crescimento em diferentes condições.

Os 3 kits contêm todos os materiais necessários à realização das atividades propostas, e ainda um guia que inclui orientações para as cinco atividades, pensado e desenvolvido para que as crianças possam realizar todas as atividades de forma autónoma. Na caixa de atividades exploram-se também conceitos essenciais e curiosidades relacionadas com diferentes aspetos da Botânica que estimulam nas crianças espírito de questionamento e de descoberta.

Inicialmente, os kits botânicos destinaram-se a cerca de 3000 crianças no âmbito de parcerias estabelecidas com diferentes Associações de Pais e Câmaras Municipais de diferentes zonas do país. Atualmente, e com base neste projeto, estão a ser desenvolvidas novas versões de kits científicos que vão ser comercializadas. Para tal, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra estabeleceu uma parceria com a empresa de comercialização de conteúdos educativos Edubox que, numa primeira fase vai introduzir os kits “Vamos Semear Ciência” no mercado nacional e, posteriormente, passará a distribuir os produtos nos mercados internacionais.

Para mais informações, envie-nos um e-mail para jardim.botanico@uc.pt