Jardim Botânico

Publication date: 17-05-2016 11:15

De 16 de maio a 15 de junho, na Sala B

Buffet de Leguminosas Cartaz

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) decretou o ano de 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas. De forma a assinalar a data, que pretende valorizar um grupo de alimentos utilizados há muito na alimentação humana, os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) em parceria com o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) oferecem à comunidade universitária um Buffet de Leguminosas e Saladas.

O papel das leguminosas é essencial na rotação de colheitas, necessitando de menos fertilizantes, sendo economicamente mais sustentáveis. Face ao seu grande valor nutritivo e à sua forte presença nas ementas diárias nas cantinas dos SASUC – só em 2015 foram consumidas nas cantinas universitárias mais de quatro toneladas e meia de cinco tipos de feijão - a parceria entre os SASUC e o JBUC foi óbvia.

A ementa destaca diariamente uma leguminosa, apresentando-a confecionada de variadíssimas formas, sendo a sua sequência rotativa nas semanas do Buffet.

Joga-se a feijões, com sopa de feijão, feijoada ou pastel de feijão. Grão a grão experimenta-se sopa de grão, meia desfeita ou esmagada. Enchem-se os pratos de lentilhas, com lentilhas guisadas ou mousse de lentilhas com abacate. Contam-se ervilhas com ervilhas e ovos escalfados, tarte e bolo de ervilha. Prova-se o célebre “prato favorito”: favas com chouriço ou ainda queijada de favas. E há ainda espaço para a iguaria da região, o chícharo, com destaque para a chícharada popular ou o pudim de chícharo.

O Buffet das Leguminosas e Saladas até dia 15 de junho, entre as 12h e as 15h, de segunda a sexta-feira.