Jardim Botânico

Estufa Tropical do Jardim Botânico vence Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Publication date: 30-03-2017 11:01

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

O arquitecto João Mendes Ribeiro venceu o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana na categoria de Melhor Intervenção com Impacto Social com o seu projeto de requalificação da Estufa Tropical do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

De acordo com a candidatura ao prémio, a intervenção "envolveu o restauro e recuperação das estruturas existentes e a implementação de soluções técnicas adequadas ao desenvolvimento das plantas e ao uso do espaço, nomeadamente, para a realização de visitas. Estas condições implicaram novos meios de sombreamento e de ventilação, a garantia de níveis higrométricos e de humidade adequados e a acessibilidade ao edifício e dentro deste.

Como uma das medidas de maior impacto na reabilitação da Estufa destaca-se a recuperação da relação interior/exterior original e a reposição da transparência dos vidros, retirando a opacidade e o peso resultantes da anterior caiação dos vidros. Em substituição da caiação, foram aplicados novos vidros transparentes laminados e telas de sombreamento interiores."

A candidatura a este prémio justifica-se pelas "características excepcionais deste edifício, constituído por estruturas ligeiras e transparentes, [que] fazem com que a sua reabilitação promova e divulgue o próprio Jardim Botânico, a Universidade e cidade de Coimbra, propiciando não só um espaço para albergar espécies, mas também um edifício-museu, que funciona pela sua própria história e posição."

O Jardim Botânico felicita o arquiteto João Mendes Ribeiro por esta distinção.