a carregar...

Jardim Botânico

noticias

No Trilho dos Naturalistas no Doclisboa

Publication date: 21-10-2016 11:02

No Trilho dos Naturalistas no Doclisboa

No Trilho dos Naturalistas

Os quatro filmes da série “No Trilho dos Naturalistas” vão ser projectados durante o Doclisboa, para a apresentação do SCI DOC, Festival Europeu de Documentário Científico de Lisboa. Este novo festival é organizado pela Ciência Viva e a EuroPAWS e produzido pela Apordoc, e decorrerá em Lisboa no mês de Dezembro.

“No trilho dos naturalistas” é uma série documental realizada por cinco realizadores portugueses que tem como ponto de partida a história das expedições botânicas em África, realizadas por naturalistas da Universidade de Coimbra desde o século XVIII.

Ao longo de quatro episódios esta série conduz-nos por Angola, Moçambique e São Tomé e pelo legado produzido pelas Viagens Filosóficas e fala-nos sobre a diversidade e a ecologia das plantas nos distintos países, o funcionamento dos ecossistemas tropicais e as relações dos seres humanos com o ambiente.

“No trilho dos naturalistas” foi produzida pela TERRATREME em parceria com o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, e com a coordenação de António Gouveia, Diretor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

As sessões dedicadas a Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe são, respetivamente, dias 23, 28 e 29 de Outubro, sempre às 11 horas, na Sala 3 do Cinema São Jorge. A última sessão, dedicada às Viagens Philosophicas é às 19 horas de 30 de outubro, na Sala M. Oliveira, também no São Jorge.

O Doclisboa decorre de 20 a 30 de Outubro.


DATAS DAS SESSÕES
23 OUT / 11.00, SÃO JORGE – SALA 3
No Trilho dos Naturalistas – Moçambique
João Nicolau / 60’

28 OUT / 11.00, SÃO JORGE – SALA 3
No Trilho dos Naturalistas – Angola
André Godinho / 58’

29 OUT / 11.00, SÃO JORGE – SALA 3
No Trilho dos Naturalistas – São Tomé e Príncipe
Luísa Homem, Tiago Hespanha / 59’

30 OUT / 19.00, SÃO JORGE – SALA M. OLIVEIRA
No Trilho dos Naturalistas – Viagens Philosophicas
Susana Nobre / 50’