a carregar...

Jardim Botânico

Outras atividades

Noite Europeia dos Investigadores no Jardim Botânico

Publication date: 20-09-2016 19:24

NEI Banner

Próximo dia 30 de Setembro, a partir das 20 horas, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra recebe a Noite Europeia dos Investigadores (NEI).

A NEI é um convívio informal e divertido entre a comunidade científica e o público em geral, com múltiplas atividades que mostrarão o que é ser cientista e como se faz ciência, e que decorre em 18 localidades do país.

As atividades no Jardim Botânico começam às 20 horas, com visitas noturnas ao Jardim, conversas rápidas com cientistas, atividades hands on, e uma performance.

Vejam o programa completo:

VISITAS NOTURNAS AO JARDIM BOTÂNICO

20h00 | 21h00 | 22h00
A Vida Noturna do Jardim
Venha fazer uma visita guiada pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e descobrir a vida noturna das plantas e animais que o habitam.
Máximo de 30 pessoas por visita, inscrições no local.
Jorge Duran, Alexandra Rodriguez, Joana Alves, Sílvia Castro
Centro de Ecologia Funcional

SPEED DATING COM CIENTISTAS
20h00 > 23h00
Investigadores da UC em curtas conversas com o público.
Ana Martins, Mariana Castro, Ana Afonso, Francisco A. López Núñez, Marta Correia, Andreia Jorge, Daniel Montesinos, Hugo Capela, Luís Pascoal, Natacha Perpétuo, Soraia Perpétuo
Centro de Ecologia Funcional

ATIVIDADES HANDS ON
20h00 > 23h00
A Fuga ao Sal...  
A salinização dos solos é uma das graves consequências das alterações climáticas. Estima-se que actualmente exista 1 bilião de solos salinos distribuídos pelo Planeta. Em Portugal já existem cerca de 25 milhões de hectares de solos salinos maioritariamente devido à grande área costeira. No ecossistema solo, a grande quantidade de sais presentes no solo causa problemas aos seus habitantes. Desses problemas constam a disrupção de processos de osmorregulação e desidratação que podem levar à morte ou fuga dos organismos. Nesta actividade pretende-se dar a conhecer esta problemática, ainda pouco estudada, e os efeitos desta para os organismos de solo. Para isso, far-se-á uma introdução do assunto através de uma conversa informal com os participantes e, ainda, através de uma componente “hands-on” onde se observará a fuga de organismos de solo (minhocas) a solos salinos.
Carla Pereira
Centro de Ecologia Funcional

Descobre os fungos
O que são fungos? Como vivem? Qual o papel que desempenham na natureza? E como afectam as nossas vidas? Na noite dos investigadores, passem pelo Jardim Botânico e venham descobrir os fungos!
Susana Gonçalves
Centro de Ecologia Funcional

Animais e plantas: queridos inimigos!
Como é que o complexo jogo de sedução entre animais e plantas permite a estes eternos queridos inimigos chegar e ocupar cada canto do globo terrestre. Uma viagem evolutiva pelas estratégias de herbívoria, polinização e dispersão de sementes.
Rúben Heleno
Centro de Ecologia Funcional

O mistério dos ossos
Os ossos dão informações que são cruciais numa investigação, na identificação de vítimas, sobre as potenciais causas de morte, o período das lesões e marcas nos ossos, e se houve violação ou crime contra a humanidade. Venham conhecer a Antropologia Forense e descobrir como esta ciência colabora com a medicina legal, fornecendo informações que outras ciências não conseguem dar.
Calil Makhoul
Centro de Ecologia Funcional

As plantas e as superstições
Perdem-se na noite dos tempos as associações entre as plantas e os poderes ocultos. Saiba as receitas vegetais que asseguram a invisibilidade, a levitação, a fuga do diabo e do mau olhado e a transformação de um homem num lobisomem.
António Xavier Pereira Coutinhol
Centro de Ecologia Funcional

PERFORMANCE

21h15
re]interpretation | Frederico Dinis
Performance sonora e visual inspirada nas memórias sensoriais e na identidade do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra que pretende reinterpretar as características do jardim, combinando gravações site-specific com música eletrónica ambiental e procurando gerar interpretações diversas e emoções ambíguas. Em [re]interpretation as atmosferas sonoras e visuais do Jardim Botânico de Coimbra são abordadas no seu próprio espaço físico, criando um espaço tempo que se desenvolve em torno de uma narrativa sonora e visual.


O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra é um dos parceiros em Coimbra desta noite especial, juntamente com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra e o Museu Nacional de Machado de Castro. Vejam os links para toda a programação.