a carregar...

Jardim Botânico

Outras atividades

Favas contadas

Publication date: 09-11-2016 05:13

Ciclo de palestras JBUC na celebração do Ano Internacional das Leguminosas

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra organizou um ciclo de palestras para o encerramento do Ano Internacional das Leguminosas. Cada palestra é dedicada a uma temática específica sobre este grupo de plantas.

A primeira palestra é dia 16 Novembro, com Elizabete Marchante, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra,  intitulada “Leguminosas de outras paragens: todas se adaptam bem?”:

"Muitas das leguminosas que vemos ou utilizamos para algum fim são espécies vindas de outros territórios. Algumas vemos apenas onde as plantamos ou semeamos e estão dependentes de nós, mas outras conseguem reproduzir-se e dispersar sozinhas, aumentando muito a sua distribuição e podendo provocar prejuízos a vários níveis. Nesta palestra poderão ouvir falar de algumas delas, incluindo de plantas invasoras como as acácias."

A 30 Novembro, Fátima Sales, do Herbário da Universidade de Coimbra, apresenta “Procissões de navios que voam: as flores das Leguminosas”

A última palestra será no dia 14 Dezembro: Dulce Freire, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa traz uma perspectiva histórico-nutricional “Como alimentar a nação? Produção regional de leguminosas em Portugal (1850-2010)”.

O Ano Internacional das Leguminosas quer chamar a atenção para o valor nutricional, económico e ambiental destas espécies e a sua importância para um desenvolvimento sustentável a nível global.


Todas as palestras começam às 18 horas, no Anfiteatro III do Edifício de São Bento, junto aos Arcos. A entrada é gratuita.

palestralinha