a carregar...

Jardim Botânico

Outras atividades

Workshop Fotoquest Go

Publication date: 22-11-2016 11:01

FotoquestGO

24 Novembro, 15 horas, Auditório do Museu da Ciência

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra organizam esta quinta feira, 24 de Novembro, um workshop dedicado à apresentação e utilização da app Fotoquest Go.

O workshop começa às 15 horas no auditório do Museu da Ciência, sendo seguido por uma sessão prática de recolha de dados no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

A entrada é livre.

O que é o Fotoquest Go?

Para proteger o ambiente é necessário conhecer o tipo de ocupação e uso do solo, bem como a sua evolução ao longo do tempo. Uma forma de obter esta informação é fazendo a classificação de imagens recolhidas por satélites artificiais.

No entanto, os mapas obtidos desta forma têm de ser validados com dados recolhidos em campo. Como os dados de campo são difíceis de recolher à escala europeia, foi criada pelo International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA) a iniciativa FotoQuest Go, que tem como objectivo abrir a possibilidade dos cidadãos contribuírem com a recolha de fotografias e informação sobre o tipo de cobertura e uso do solo num conjunto de pontos espalhados pela Europa.

Para instalar a aplicação no seu smartphone e começar a recolher dados só precisa de ir à página da aplicação ou à Play Store no seu smartphone:

1.  Fazer download da app livre para o seu smartphone (com GPS);
2.  Iniciar a busca, escolher um dos pontos indicados e utilizar a app para ajudar a alcançá-lo;
3.  Seguir as instruções indicadas para tirar as fotografias;
4.  Responder a umas questões sobre a vegetação e a cobertura do solo;
5.  Fazer upload da informação, ou gravar para fazer upload mais tarde.

Participe e contribua para construir um futuro mais sustentável.