a carregar...

Jardim Botânico

Outras atividades

Livros no Jardim de Plantas - "Pinturas da Natureza", de Alexander von Humboldt

Publication date: 12-04-2016 13:54

humboldt-retrato

A terceira palestra do ciclo "Livros no Jardim de Plantas", inserido na 18ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, é dedicada à obra de Alexander von Humboldt "Pinturas da Natureza".

Von Humboldt foi um naturalista alemão que nasceu em 1789, e que levou uma vida intensa como explorador, participando desde cedo em expedições científicas na Europa, e mais tarde nas Américas e Ásia Central.

A sua produção científica foi prolífica, e era tão famoso que, à época, só Napoleão o superava em popularidade.

"Pinturas da Natureza", a obra em discussão nesta palestra, é uma antologia de textos de carácter científico de von Humboldt, resultado das suas expedições à América Latina, enquadrados por reflexões éticas e morais.

Os oradores são Anabela Mendes, germanista e Professora no Departamento de Estudos Germanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e António Campar de Almeida, Professor da Faculdade de Letras de Coimbra, e que tem dado especial atenção no seu trabalho às questões do litoral, à cartografia e geografia.

A palestra é próxima sexta-feira, dia 15 de Abril, às 18 horas, no Anfiteatro III do Colégio de São Bento - Departamento de Ciências da Vida.