a carregar...

Jardim Botânico

Outras atividades

WORKSHOP “Cartas da Natureza”

Publication date: 15-09-2017 15:33

Leitura e transcrição de correspondência do Jardim Botânico (séc. XIX) - 7 de Outubro

Cartas da Natureza - Cartaz

Entre 1873 e 1928, Júlio Henriques, diretor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, criou uma rede de partilha e construção do conhecimento botânico com cientistas, académicos e não académicos, de todos os continentes, cuja memória se encontra registada em quase 5000 cartas.

Agora, em 2017, pretendemos descobrir as estórias escondidas neste património documental, os relatos de viajantes e cientistas, as espécies biológicas e os objetos museológicos chegados a Coimbra de todo mundo, e que estão salvaguardados nas coleções de história natural.

Para isso, o projeto de Ciência Cidadã “Plant Letters” convida todos a colaborar! Para além do acesso aberto a documentos históricos, os cidadãos poderão participar e contribuir ativamente para a produção de conhecimento científico.

As inscrições podem ser feitas no formulário abaixo.

Data: 7 Outubro 2017
Local: Colégio de São Bento, sala 2.1(2º piso)
Número máximo de participantes: 20 pessoas

Programa:


MANHÃ

10h – receção aos participantes

10h15 - sessão de abertura (António Gouveia – JBUC, Cátedra Unesco)

10h30 - 11h 30 – A correspondência no séc. XIX: escrita pessoal e personalizada, as cláusulas essenciais e acessórias, e regras sociais de tratamento (Maria José Azevedo Santos – FLUC, CHSC)

11h30 - 12h - Coffee-break

12h - 13h – A correspondência no séc. XIX: morfologias e principais abreviaturas (Maria José Azevedo Santos – FLUC, CHSC)

13h - 14h30 Almoço livre

TARDE

14h30 - 17h - Oficina de leitura, interpretação e transcrição de documentos
(Maria José Azevedo Santos – FLUC, CHSC; Ana Margarida Dias da Silva – FLUC, CHSC, CFE)

17h – Entrega dos certificados

Organização: Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação em Desenvolvimento Sustentável, Jardim Botânico e Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra