A Saber

A Universidade de Coimbra nomeada para o European GreenLight Plus Award

Com o objectivo de introdução de iluminação eficiente em edifícios públicos de serviços e espaços exteriores, e atingir o objectivo de redução de emissões de CO2, a Comissão Europeia lançou em 2000 o Programa Greenlight, integrado no Plano de Acção de Eficiência Energética, a que a Universidade de Coimbra aderiu em 2007.
A Comissão Europeia organiza anualmente uma cerimónia que visa distinguir os Parceiros GreenLight em cada um dos estados-membros, denominada “European GreenLight Plus Award”, procurando destacar as entidades que mais se empenharam na melhoria dos sistemas de iluminação dos edifícios à sua responsabilidade, com ganhos de eficiência e redução dos consumos.
A ADENE, Ponto de Contacto Nacional do Programa Greenlight, nomeou este ano, de entre os parceiros nacionais, a Universidade de Coimbra como o parceiro que melhor reunia as condições para aceder ao referido Prémio.
A entrega do prémio GreenLight terá lugar no próximo dia 12 Abril, em Bruxelas, altura em que estará a decorrer a European Sustainable Energy Week (http://www.eusew.eu/).

A UC no Portal WISHES

A Universidade de Coimbra faz parte do top 50 das universidades com o melhor perfil do portal de internet WISHES.
O WISHES (Web-based Information Service for Higher Education Students) é um portal de mobilidade dirigido a estudantes do ensino superior e graduados à procura de emprego.
Fruto de um projecto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Erasmus Mundus – Acção 4 e liderado pela Universidade de Paderborn na Alemanha, o WISHES constitui-se como uma valiosa ferramenta de divulgação da oferta educativa e profissional de universidades e empresas europeias.
O portal foi desenvolvido com base nas necessidades de informação expressas por 4000 estudantes, tendo evoluído no sentido de centralizar um conjunto de informações facilmente acessíveis e feitas à medida de quem procura uma experiência internacional para estudar ou trabalhar.
O portal inclui ainda um fórum e um chat onde os estudantes têm a possibilidade de interagir em linha através da “WISHES online community” e assim encontrar amigos que vão para o mesmo país ou até para a mesma universidade, podendo ajudar-se mutuamente nos preparativos antes de viajar.
Visite-nos em www.eu-wishes.eu

Integração do Inquérito aos Estudantes em NÓNIO

Num esforço conjunto da Divisão de Avaliação e Melhoria Contínua e Equipa de Desenvolvimento NÓNIO, o Inquérito aos Estudantes, definido no âmbito da Gestão da Qualidade Pedagógica, foi integrado no Sistema de Informação NÓNIO. Esta integração assegura o cruzamento de informação académica e automatização de parte do preenchimento, evitando dificuldades registadas anteriormente e garantindo um elevado nível de rigor na informação obtida.
Esta iniciativa decorreu no âmbito das três Unidades Orgânicas (UO) em que o NÓNIO está em pleno funcionamento - FCTUC, FEUC e FCDEF, tendo como público-alvo os inscritos nos Cursos de 1.º e 2.º Ciclo, Cursos Não Conferentes de Grau e unidades curriculares isoladas -, estando previsto o alargamento às demais UOs. A aplicação referente ao 1.º Semestre de 2010/2011 foi iniciada em 28/12/2010, tendo sido já registadas 8900 submissões - uma taxa de resposta de 94%.
Os principais resultados a disponibilizar à comunidade académica ficarão igualmente visíveis para os docentes, durante o desenvolvimento da sua reflexão sobre o curso/unidade curricular.
Um especial agradecimento aos estudantes que se envolveram no processo e deram o seu contributo com vista à melhoria futura das unidades curriculares, do seu curso, UO ou mesmo da Universidade.

Programa BABEL procura ex-ERASMUS

Se é ou foi estudante na Universidade de Coimbra e fez ERASMUS ou outro programa de mobilidade, certamente guarda recordações que vale a pena partilhar. O programa de rádio BABEL é o espaço ideal para o seu testemunho, numa conversa informal com alunos estrangeiros actualmente em Coimbra.
Para participar, preencha este formulário.
BABEL vai para o ar na RUC todas as Quartas-feiras, entre as 20h e as 21h.
O programa é uma colaboração entre a Divisão de Relações Internacionais da UC e a Rádio Universidade de Coimbra.

Contactos:
Página Web: http://www.uc.pt/driic/babel/
BLOG e gravações de programas antigos: www.babelruc.blogspot.com
Emissão online da RUC: www.ruc.pt (link no canto superior direito)
E-mail: radio.dri.uc@gmail.com
Telefone (horário de expediente): 239 857 008

Encerramento do CEBT – Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica – Entrepreneurship Mentoring Program

No passado dia 28 de Janeiro teve lugar o encerramento do CEBT – Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica, iniciativa co-organizada pelas Universidades de Coimbra, Aveiro e Beira Interior e ainda pelo Conselho Empresarial do Centro (CEC). Foram apresentados os resultados das equipas multidisciplinares, formadas no âmbito do curso, que procuraram desenvolver meios de valorização comercial de 14 tecnologias levadas a cabo por unidades de investigação das três Universidades, tendo sido atribuídos os prémios às melhores equipas de cada Universidade por um júri composto por empresários convidados para o efeito. Na Universidade de Coimbra (UC) a equipa vencedora foi a equipa Algae4all, com uma proposta de valorização dos activos da Algoteca da UC.