a carregar...

Com Vagar














“Um Quarto no Éter”


Os 25 anos da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) despertaram Rita Alcaire e Rodrigo Lacerda para juntar o gosto comum pela realização cinematográfica com a revelação das facetas menos conhecidas de uma rádio que os marcou enquanto ouvintes. “Um Quarto no Éter” é o nome do documentário que resulta de filmagens desenvolvidas ao longo de mais de um ano. A ante-estreia integra o programa de comemorações do aniversário da RUC. A primeira experiência de trabalho conjunta, com a realização de “Filhos do Tédio”, lançou Rita Alcaire e Rodrigo Lacerda no gosto pela descoberta de estórias por contar. Em entrevista, os dois jovens realizadores abrem a porta de “Um Quarto no Éter.” 

[Ler mais]



Reinventar a Cidade

A XIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC), realiza-se de um a seis de Março, sob o lema Reinventar a Cidade, com o propósito de celebrar a importância contemporânea das cidades, no âmbito cultural, estratégico e espacial, assim como no modo urbano de vida como uma alternativa verdadeiramente económica, qualificada e sustentável.
No dia um de Março, dia da Universidade, celebra-se o 721º aniversário da UC, numa sessão solene comemorativa no Auditório da Reitoria.

Programa



Órgão +

3 Março, 18h30, Capela de São Miguel
“Órgão +” é um ciclo regular de concertos que proporciona a audição deste instrumento, demonstrando as suas potencialidades próprias e, simultaneamente, a sua flexibilidade na interacção com outros.” Todas as primeiras quintas-feiras do mês até Agosto.

Programa



Madonna enquanto celebridade geradora de ilusões


“Madonna é o exemplo muito claro, dos primeiros, de uma estrela global.” As palavras de Abílio Hernandez Cardoso, professor da Universidade de Coimbra (UC), na apresentação do livro Multimadonna – o papel da imagem contraditória na construção de um fenómeno da indústria cultural, resumem o papel que os media têm na construção de celebridades, cuja imagem é redutora relativamente à pessoa real, mas adquire uma força capaz de mudar comportamentos e valores na sociedade. 

[Ler mais]



José e Pilar

14, Março, 15h e 21h30, TAGV
Documentário de Miguel Gonçalves Mendes, sobre a vida, as viagens, a escrita de José Saramago, e a relação com a sua mulher.

Agenda do TAGV