a carregar...

Perspectivas














“Voltar a dar luz a testemunhos daquilo que fomos e daquilo que é o nosso tecido urbano”

Se o Marquês de Pombal, ao expulsar os Jesuítas e apropriar-se dos espaços do Complexo de Jesus, procurou condená-los ao esquecimento, a Universidade de Coimbra (UC) tem “contrariado essa vontade”, através das diversas intervenções arqueológicas, pondo a descoberto e devolvendo a si própria e à cidade um pouco daquilo que eram estes espaços em momentos mais recuados.

Particularmente na última década, a Reitoria da Universidade de Coimbra tem levado a cabo “um volume considerável de trabalhos arqueológicos feitos em diversos espaços”, essencialmente concentrados no Pólo I, mas também no Pólo III.Com Sónia Filipe, arqueóloga da Reitoria vamos ficar a conhecer alguns dos “tesouros arqueológicos” que a UC tem sob os pés.

[Ler mais]



Investidura do novo Reitor da Universidade de Coimbra

João Gabriel Silva, eleito Reitor pelo Conselho Geral da Universidade de Coimbra, no passado dia 14 de Fevereiro, vai ser investido no cargo no dia um de Março.
A investidura será feita pelo Professor Decano da Universidade Sebastião Formosinho, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC).
A cerimónia, que começará pelas 10h30, termina com o primeiro discurso do Reitor. Seguidamente, na Sala do Senado, tomarão posse os Vice-reitores da equipa de João Gabriel Silva, que deu a conhecer os respectivos nomes, no dia antecedente à sua investidura. 

Mais informações

Patente da Universidade de Coimbra na área oncológica vence “Prémios Inventa – Prémio Caixa INPI”
A patente “Nouveaux derives de porphyrine, notamment chlorines et/ou leurs applications en therapie photodynamique” venceu dois prémios INVENTA – Prémio Caixa | INPI, um deles na categoria “Novos Desafios”, o Prémio Inventa.San, no valor de 15 mil euros.

Mais Informações



Universidade adquire a maior e melhor colecção privada de mapas antigos portugueses

O único exemplar completo existente em Portugal do mais antigo mapa de conjunto do território continental passou a integrar, recentemente, o espólio da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC). Ao valorizar a paixão de Nabais Conde, professor jubilado da Universidade de Coimbra (UC), a UC permitiu trazer para a fruição pública a maior e melhor colecção privada de mapas antigos portugueses.

[Ler mais]



Faculdade de Economia atribui Honoris Causa a Amartya Sen
A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) vai atribuir o grau de Doutor Honoris Causa a Amartya Sen, no próximo dia 13 de Março, às 10h30. A cerimónia será realizada na Sala Grande dos Actos da Universidade de Coimbra. Amartya Sen é economista, laureado, em 1998, com o Prémio Nobel da Economia.

Mais informações
Espólio de Luís de Albuquerque disponível na Biblioteca Geral

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra torna acessível ao público a Sala Doutor Luís de Albuquerque, que reúne a biblioteca pessoal do engenheiro geógrafo, matemático e professor da Universidade de Coimbra (UC). Na cerimónia de inauguração, que decorreu no passado dia nove de Fevereiro, além da disponibilização deste acervo com aproximadamente 4500 volumes, Helena de Albuquerque, filha do homenageado, entregou parte do restante arquivo privado de seu pai, em particular a correspondência com o escritor Vergílio Ferreira.

[Ler mais]

19 anos da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra comemorou no dia 19 de Fevereiro, 19 anos de existência. As celebrações contaram com várias actividades desportivas e com a atribuição dos Prémio Carreira, Prémio de Mérito Desportivo e Prémio de Mérito Académico, com o apoio da Fundação Luís Figo. 

A perspectiva da UCV



Eduardo Lourenço e a “fuga extraordinária” de Portugal

O local escolhido para a conferência “Labirinto de Heranças” não poderia ter sido mais simbólico da representatividade de uma das ideias que Eduardo Lourenço identifica sobre a evolução da pátria portuguesa,  a de um século XVIII como "celebração contínua de Portugal num certo mosteiro de si mesmo.” Uma consequência do ouro do Brasil, possível com o impulso de “fuga” que o mar despertou e que marca este recanto ocidental até hoje. 

[Ler mais]



Universidade recebe mais 400 estudantes de mobilidade para o 2º semestre
A Universidade de Coimbra recebeu mais 400 estudantes estrangeiros, ao abrigo de programas de mobilidade, para o segundo semestre de 2010/2011. A recepção foi feita pela então Vice-reitora, Cristina Robalo Cordeiro, e pela Chefe de Divisão de Relações Internacionais, Filomena Marques de Carvalho.

A perspectiva  da UCV

34 metros de “mito, ciência e património”

Pouco mais de seis meses de intervenção profunda foram necessários para devolver a Torre da Universidade de Coimbra (UC), “símbolo matricial” da UC, “quase três séculos depois da sua construção, com o seu esplendor original” à Universidade e à cidade de Coimbra, segundo António Pimentel, antigo pró-reitor e actual director do Museu Nacional de Arte Antiga.

[Ler mais]

Serenata aos Investigadores
A Universidade de Coimbra deu a conhecer as suas tradições culturais e a gastronomia de Portugal aos investigadores estrangeiros, numa iniciativa organizada pelo Centro de Mobilidade Pós-graduada, da Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra.

A perspectiva da UCV