a carregar...

A Saber

Porta AbertaObjetiva_
   



qualidade

A UC nos Rankings Universitários Internacionais

A Divisão de Avaliação e Melhoria Contínua procede ao acompanhamento do posicionamento da UC em diversos Rankings. Garantindo o apuramento ou compilação de informação, a submissão de dados e o acompanhamento de resultados, dinamiza conjuntamente com diversas áreas a introdução de algumas melhorias, se devidamente alinhadas com a estratégia da UC.

Encontra-se disponível, na área de acesso restrito da página Web da UC, uma súmula da informação relativa ao posicionamento da UC em vários rankings universitários internacionais.

O documento será alvo de atualizações regulares e poderá ser consultado aqui (necessário autenticação)


EfS





Cursos de Mestrado e de Especialização em Energia para a Sustentabilidade

Universidade de Coimbra | MIT Portugal

Em articulação com a área de Sistemas Sustentáveis de Energia [SSE] do Programa MIT Portugal (que envolve também: IST, ISEG, FCUL e FEUP), a Universidade de Coimbra oferece, através da iniciativa Energy for Sustainability ‑ EfS, um programa de formação avançada dirigido a engenheiros, arquitetos, economistas, gestores e outros profissionais com interesse na área, que inclui:

· Mestrado [2º. Ciclo] em Energia para a Sustentabilidade [3 Semestres]

· Curso de Especialização em Energia para a Sustentabilidade [2 Semestres]
Candidaturas:

- 2.ª fase: 1 a 12 de Julho de 2012
A candidatura faz-se através do sistema on-line da UC, na página https://inforestudante.uc.pt/nonio/security/candidaturas.do.

Áreas de Especialização:

- Sistemas de Energia e Políticas Energéticas;

- Edifícios e Ambientes Urbanos;

- Climatização e Conforto


www.uc.pt/efs

Energia para a Sustentabilidade, Universidade de Coimbra







Universidade de Coimbra aposta na qualificação dos seus trabalhadores

A Universidade de Coimbra, com o objetivo de promover a progressão da qualificação dos seus trabalhadores, realizou no passado dia 8 de maio, em conjunto com o CEARTE, uma Sessão de Esclarecimento, acerca do Processo de RVCC - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, que prevê o reconhecimento das competências adquiridas ao longo da vida, atribuindo a equivalência escolar ao 4º, 6º, 9º e 12º ano.

A Universidade reconhece a importância do investimento na qualificação e valorização dos seus trabalhadores, como veículo de desenvolvimento e valorização pessoais, que permite uma evolução efetiva das capacidades dos recursos humanos, com reflexo nos métodos de trabalho e na qualidade do serviço prestado.

A Sessão de Esclarecimentos foi a primeira iniciativa resultante do Acordo de Colaboração estabelecido entre a Universidade de Coimbra e o CEARTE, no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades, revelando-se um sucesso, já que a totalidade dos presentes decidiu inscrever-se no Processo RVCC.

Os interessados em receber mais informações sobre este processo poderão contactar a Divisão da Formação e do Desenvolvimento, através do e-mail formacao@uc.pt.






Gestão da Qualidade Pedagógica: Disponibilização de Relatório 2010/11

Encontra-se disponível, na página WEB da Universidade de Coimbra [UC], o relatório da vertente de gestão da qualidade pedagógica da UC, para o ano letivo 2010/11.

Este relatório descreve o processo e principais resultados decorrentes do ciclo de avaliação de 2010/11, nomeadamente a auscultação a estudantes e docentes, relatórios de auto-avaliação de cursos e unidades orgânicas e discussão amplamente participada das diferentes partes interessadas. No âmbito deste ciclo de avaliação foram definidas ações de melhoria que se encontram em implementação e acompanhamento em 2011/12.





Inquéritos Pedagógicos: Consulta de Resultados

A reflexão participada dos resultados dos inquéritos pedagógicos é um aspeto fundamental no processo de melhoria contínua na Universidade de Coimbra. Para apoiar a consulta destes resultados no inforestudante e infordocente foram criados dois vídeos e uma guia de orientação. Através dos vídeos são apresentados os passos essenciais à consulta de resultados por parte dos estudantes e docentes; o guia de orientação contempla informação detalhada sobre a consulta, apuramento e níveis de visibilidade dos mesmos. Estes suportes, intitulados “Consulta de resultados dos inquéritos pedagógicos”, encontram-se disponíveis em “Normas e Procedimentos”, no inforestudante e infordocente.

No segundo semestre, o inquérito aos estudantes irá decorrer entre 8 e 28 de junho e a reflexão dos docentes terá lugar de 29 de junho a 18 de julho. Tal como no primeiro semestre, em que se registou uma taxa de resposta de 77% de estudantes e 56% de docentes, espera-se uma elevada participação da comunidade universitária.