a carregar...

Perspetivas

em redesem titulo







     

Especialistas em Astronomia e Astrofísica reuniram-se em Coimbra

A coisa mais incompreensivel do universo é que ele é compreensível.”

Albert Einstein

A Astronomia compele a alma a olhar para cima e leva-nos deste mundo para outro.”

Platão

O Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra foi o palco escolhido para XXI Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica – ENAA, que decorreu entre 7 e 10 de setembro. O encontro tinha como principal objetivo a apresentação de trabalhos de investigação nas diversas áreas da Astronomia e Astrofísica e pretendia ainda fomentar novas colaborações e promover o debate sobre temas relevantes para a comunidade científica, como a promoção de formações ou ações de divulgação da Astronomia e Astrofísica junto de público em geral e escolas. 

[ler mais]




Abertura Solene das Aulas

Decorreu no passado dia 15 de setembro a Cerimónia de Abertura Solene das Aulas da Universidade de Coimbra (UC). Num discurso marcado pela crise que se vive no país e pelos cortes orçamentais João Gabriel Silva, Reitor da UC, assumiu a “responsabilidade muito especial” da Universidade em ser mais uma vez um dos “esteios” do país. Deixando uma mensagem de incentivo à sua comunidade “Nós vamos ser capazes. Nestes momentos percebe-se muito melhor o que significa dizer que o decisivo numa Universidade são as pessoas. A sua energia e coragem, potenciadas pelo desafio que a crise nos traz, é que fazem realmente a diferença.”

Assista ao discurso do Reitor em http://ucv.ci.uc.pt/ucv/podcasts/vida-uc/abertura-solene-das-aulas-discurso-do-reitor-da-uc



IIIUC apresenta 10 anos de investigação interdisciplinar

Inserido nas comemorações do 10º aniversário do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC) decorreu durante os dias 29 e 30 de setembro, o “First IIIUC – Researcher Forum”, que pretendeu reunir e promover o encontro entre os investigadores que iniciaram ou potenciaram a sua investigação interdisciplinar através do IIIUC.

[ler mais



Xanana Gusmão é Doutor Honoris Causa

A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra atribuiu o grau de Doutor Honoris Causa ao Primeiro-Ministro da República Democrática de Timor-Leste, Xanana Gusmão.

A Sala dos Capelos foi mais uma vez palco para a cerimónia, que teve lugar no dia 28 de setembro e que contou com a presença de figuras de estado de Timor-Leste, bem como Nuno Crato, Ministro da Educação e Ciência, e o prémio Nobel da paz e precursor da mesma causa, o bispo Carlos Ximenes Belo.

   


“Da ideia ao filme”

O Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra (CEC/AAC) assume “o papel de principal agente de divulgação do cinema nacional, em Coimbra, e de colocar os premiados no Festival de Cinema Caminhos do Cinema Português em contacto com o público a dar formação”, ao organizar o curso “Cinemalogia – da ideia ao filme”.

[ler mais]





Universidade de Coimbra atribui o Doutoramento Honoris Causa António Damásio

António Damásio foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, como reconhecimento pelo seu trabalho científico, que contribuiu para o avanço da investigação e da docência na área da Neuropsicologia. O trabalho de António Damásio incidiu especialmente na análise e compreensão dos processos neuropsicológicos de funções e domínios como a memória, a linguagem, as emoções e os processos da tomada de decisão

A cerimónia decorreu na Sala Grande dos Atos, no dia 21 de setembro.

   
 

Investigador da Universidade de Coimbra expõe no MoMA

Intitulado "Visualizing Lisbon's Traffic" é o único trabalho português incluído na exposição de design “Talk to me”, patente do no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque, até 7 de setembro. O autor, Pedro Miguel Cruz, é investigador da Universidade de Coimbra.

[ler mais

 

UC é a melhor Universidade portuguesa

A Universidade de Coimbra é a melhor universidade portuguesa, segundo o QS World University Rankings® 2011. O ranking britânico avaliou as 700 melhores universidades do mundo. A Universidade de Coimbra surge na 394ª posição com uma avaliação global de 29.77 pontos, sendo a única instituição de ensino superior portuguesa a constar no “Top” das 400 melhores universidades do mundo do ranking publicado pela organização QS - Quacquarelli Symonds.

Saiba mais em http://www.topuniversities.com/university-rankings/world-university-rankings/2011?page=7