a carregar...

Post-it

em redesem titulo
   

Atendimento presencial do Serviço de Gestão Académica

Conheça o novo horário de atendimento presencial do Serviço de Gestão Académica. 

Consulte: http://www.uc.pt/academicos/atendimento/atendimento_presencial

  

“O Processo de Procura de Emprego” – inscrições abertas

A Divisão de Planeamento e Inserção Profissional da Universidade de Coimbra irá realizar mais uma ação de formação sobre "O Processo de Procura de Emprego", de 24 a 28 de outubro.

A ação visa preparar os participantes para o processo de procura de emprego e facilitar a transição do ensino superior para o mercado de trabalho, abordando temas como a Elaboração do Curriculum Vitae, Preparação para Entrevista Profissional, Rede Eures - O contributo da Europa Comunitária, a Perspetiva de um Gestor de Recursos Humanos, entre outros.

Esta será a 6.ª ação de formação sobre “O Processo de Procura de Emprego” realizada no corrente ano. As ações anteriores contaram com a presença de vários convidados como o CEO da Controlvet, o Presidente do Clube dos Empresários de Coimbra, o Diretor de Recursos Humanos do Banco Santander Totta e o Human Resources Area Manager da Critical Software.

Inscrições e mais informações em www.uc.pt/sp.





Dicas para estágios com sucesso!

As Organizações procuram estagiários motivados e com uma atitude determinada. Querem que os estagiários apresentem uma forte ética de trabalho, sejam confiáveis e consigam funcionar bem autonomamente e em equipa. Para os estudantes que realizam um estágio, este é uma excelente oportunidade de obter experiência relacionada com o seu curso, saber mais sobre diferentes tipos de funções profissionais e trabalhos, bem como aprender sobre como funciona o mundo do trabalho.

O que pode um estagiário fazer para que o estágio decorra da melhor forma?

Dicas para estagiários que procuram ter sucesso nos seus estágios:

1) Cumprimente e comunique com todas as pessoas

Boas relações de trabalho requerem boa capacidade de comunicação e uma atitude positiva. É possível que o seu orientador e os outros colegas de trabalho estejam assoberbados com projetos, prazos e tarefas, e não tenham muita disponibilidade para comunicar com os estagiários, por isso deve tomar a iniciativa de comunicar com todas as pessoas e exibir uma atitude positiva e amigável.

2) Faça a sua pesquisa

Um bom ponto de partida para um estágio é procurar saber o máximo possível sobre a instituição/local onde vai estagiar, procurando compreender o seu modo de funcionamento, as atividades que realiza e os seus objetivos. Deve garantir que no final do estágio tem uma ideia sólida do funcionamento global do teu local de estágio e de como se realizam as atividades.

3) Defina metas pessoais e mantenha-se ocupado

Estabeleça metas pessoais a alcançar durante o estágio que lhe permitam evoluir e o ajudem a organizar o seu esforço. Não hesite em perguntar o que fazer ou pedir ao seu orientador para ser envolvido em novas atividades, quando tiver concluído as tarefas que antes lhe foram atribuídas.

4) Faça perguntas

As Organizações não esperam que um estudante em estágio saiba tudo sobre o trabalho a realizar ou sobre o funcionamento da entidade. Aproveite o estágio para fazer perguntas sobre tudo o que seja útil aprender. Esta é uma boa forma de mostrar iniciativa e poder aprender o máximo durante o estágio.

5) Aprenda com o seu Orientador

Um bom Orientador é um profissional que partilha os seus conhecimentos e está disponível para ajudar o estagiário a entrar no mundo do trabalho. A relação de aprendizagem com um Orientador pode manter-se muito depois do final do estágio, transforme-a num dos pilares do seu “networking”.

6) Seja profissional

Mantenha uma atitude profissional, responsável e pontual, evitando os conflitos e “mexericos” que possam existir no local de estágio. Apresente uma imagem profissional a tempo inteiro, dentro e fora do local de estágio. Manter uma atitude profissional também significa não utilizar recursos da entidade para proveito próprio (telefonemas pessoais, fotocópias, etc.).

7) Desenvolva relações profissionais

Procure comunicar e desenvolver relações com o seu orientador e os outros profissionais no local de estágio. As relações profissionais são fundamentais na construção de uma carreira. Esta rede de contactos profissionais deve ser alimentada, mesmo depois do final do estágio, pois pode ser uma fonte de oportunidades e informações relevantes no futuro.

8) Mostre entusiasmo

Mostre o seu entusiasmo e motivação, pedindo para ser incluído em reuniões de trabalho ou na realização de novas tarefas. Estagiários entusiasmados passam uma mensagem muito positiva para os colegas de trabalho e orientadores, deixando marca nas Organizações.

Gabinete de Inserção Profissional / COEL Rua Padre António Vieira, 5 

E-mail: ip@uc.pt

Tel: 239 821 139