a carregar...

A Saber

Porta AbertaObjetiva_
   

UC com sítio web renovado para a captação de novos alunos

Com nova cara e novas funcionalidades, foi lançado no passado dia 16 de novembro o novo sítio web Estou na UC, especialmente dirigido aos nossos jovens, potenciais futuros alunos desta grande escola que é a UC.

Mais do que a divulgação da oferta formativa, pretendemos com esta plataforma, mostrar, com especial incidência neste público, as potencialidades da Universidade de Coimbra como forte investidora na investigação, formação avançada e altamente reconhecida, com serviços de apoio de garantida qualidade e com excelentes opções extracurriculares para os seus alunos.

Aceda a esta plataforma através do endereço www.uc.pt/estounaUC e veja o que de melhor a nossa Universidade tem para oferecer!

  
 

Inquérito aos Estudantes | 1.º Semestre 2011/12

A partir de 15 de dezembro  e até 9 de janeiro de 2012 estará em curso o Inquérito aos Estudantes referente ao 1.º semestre do atual ano letivo. Este inquérito, definido no âmbito da Gestão da Qualidade Pedagógica, é preenchido no Inforestudante e tem como público-alvo os inscritos nos cursos de 1.º e 2.º ciclo e cursos não conferentes de grau de toda a Universidade.

Os resultados do inquérito aos estudantes de 2010/11, aplicado em 3 Unidades Orgânicas (FCT, FEUC e FCTUC), foram divulgados no Inforestudante e Infordocente e foram objeto de análise na Reflexão dos Docentes e nos relatórios elaborados pelos Diretores de Curso e Diretores das Unidades Orgânicas (UO). Atualmente, nas 8 Faculdades e Colégio das Artes, está em curso a discussão destes relatórios e das ações neles definidas, com vista ao encerramento deste ciclo de melhoria contínua.

No novo ciclo que se abre em 2011/12 apela-se à participação empenhada e consciente dos estudantes, essencial para a melhoria na Universidade de Coimbra.

  





Encurte a Distância com a Universidade de Coimbra

O Projeto de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra [UC_D] procura dar resposta às necessidades de formação ao longo da vida e de requalificação de diplomados e de cidadãos no ativo. Ao apresentar uma oferta integrada de Educação a Distância, a Universidade de Coimbra propõe-se, ao mesmo tempo que forma as gerações mais jovens, a atualizar as que pretendem aprofundar conhecimentos sobre novas temáticas e questões emergentes, contribuindo para um indispensável salto qualitativo de Portugal em relação à média europeia de qualificação da população ativa.

Assim, prosseguindo o objetivo principal da conceção e implementação de cursos de elevada qualidade, destinados essencialmente a detentores de qualificações de nível superior, em áreas de grande impacto na sociedade, o UC_D, contando com o saber e experiências dos docentes da instituição, apresenta como oferta formativa para os próximos meses os seguintes cursos:

Violência e Gestão de Conflitos na Escola [18 Nov. 2011 – 16 Mar. 2012]

Especialização em Exercício e Saúde em Populações Especiais [3 Jan. – 30 Ago. 2012]

Gestão de Conflitos na Escola [20 Jan. – 16 Mar. 2012]

Segurança e Saúde no Trabalho na Administração Pública | 35h [9 Jan.-24 Fev. 2012]

Escrita Técnica em Português [23 Jan. – 23 Abr. 2012]

Segurança e Saúde no Trabalho na Administração Pública | 100h [1 Fev.- 10 Abr. 2012]

Plantas Aromáticas e Óleos Essenciais [12 Mar. – 25 Abr. 2012]

Empreendedorismo e Inovação [a definir]

Jogos Digitais e História: Estratégias de Ensino e Aprendizagem [a definir]

Convidamos toda a comunidade UC a visitar o site, agora renovado, em www.ed.uc.pt.

Dia Mundial da Qualidade | A caminho da Excelência Organizacional

Celebrou-se, no passado dia 10 de novembro, o Dia Mundial da Qualidade.

Instituído em 1990 pela Organização das Nações Unidas, e tradicionalmente celebrado na segunda quinta-feira do mês onze, o Dia Mundial da Qualidade tem contribuído para a mobilização e consciencialização das organizações em prol da importância da melhoria contínua.

A Universidade de Coimbra assinalou a data através da dinamização de um conjunto de ações que procuraram, essencialmente, despertar consciências.

As iniciativas desenvolvidas – afixação de cartazes, publicação de um vídeo com algumas entrevistas e envio de email alusivo ao tema - procuraram estimular a reflexão da comunidade universitária.

 Destacam-se, neste contexto, os contributos recebidos através de um formulário Web disponibilizado para o efeito - desde testemunhos sobre atividades concretas para a promoção da qualidade, até definições e opiniões – mostrando, uma vez mais, que este é assunto bem presente no dia-a-dia da UC.

Porque todos os dias são bons para promovermos e celebrarmos a qualidade, se não teve ainda oportunidade de o fazer, pode deixar aqui o seu contributo e ver algumas opiniões em http://www.uc.pt/damc.





MOS, i e iuris – 3 novas áreas à distância de um clique

Recentemente desenvolvidas com o intuito de facilitar a consulta de informação, encontram-se disponíveis no menu “Documentos” da área de acesso restrito três áreas: MOS - Repositório de procedimentos, instruções de trabalho, guias de orientação e impressos do Sistema de Gestão para utilização pela Comunidade Universitária Docente e Não Docente i – Documentos de informação geral e de apoio à decisão, contemplando estudos, plano estratégico, organograma, contactos, sínteses de resultados de inquéritos, planeamento de auditorias e de processos de auscultação, entre outros. Iuris – Normativos, jurisprudência e legislação Sendo este um projeto em desenvolvimento, trata-se de um repositório de documentos dinâmico, pelo que o seu conteúdo é actualizado sempre há informação adicional relevante. Esperamos assim contribuir para a promoção de uma comunicação interna mais eficaz, colocando ao dispor da comunidade universitária docente e não docente um conjunto de informação de interesse comum. 

Consulte estas novas pastas aqui:http://apps.uc.pt/docs