a carregar...

Perspetivas

Porta AbertaObjetiva_







     

Semana Europeia da Robótica em Coimbra

Entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro, a Universidade de Coimbra acolhe para a primeira Semana Europeia da Robótica – euRobotics Week. Com iniciativas a decorrer em vários pontos do país, durante uma semana cerca de 120 organizações europeias desde empresas, centros de investigação e universidades vão promover várias atividades relacionadas com a robótica, bem como evidenciar os impactos que a robótica tem atualmente na sociedade. 

[ler mais]





5 anos de Museu da Ciência

No próximo dia 5 de dezembro comemore os cinco anos do Museu da Ciência, numa festa que pretende celebrar o sucesso daquele que no ano passado foi reconhecido com o prémio de Melhor Serviço de Extensão Cultural, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia.




Chuva de meteoros reuniu amantes da astronomia em Coimbra

O Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra acolheu no dia 19 de novembro o “1º Workshop Português de Chuvas de Meteoros: origens e descendência”. O encontro reuniu astrónomos e geofísicos portugueses profissionais e amadores. A iniciativa contou ainda com a participação especialistas do Institut de Mécanique Celeste et de Calcul des Éphémérides e do Observatoire de Paris. 

[ler mais]



XVII Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis de Coimbra

Decorreu nos passados dias 25, 26 e 27 de novembro a XVII Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis de Coimbra, no Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra. Num dos principais certames realizados anualmente no país nas áreas dos minerais, rochas e fosseis, participaram, como já vem sendo habito, expositores nacionais e estrangeiros. Na Feira foram apresentados minerais de coleção, pedras preciosas, fosseis, materiais didáticos e objetos manufaturados de ourivesaria e artesanato naturalístico.


   


A atualidade do pós-modernismo para ver e ler

“Somos todos pós-modernos.” A frase dita por Siza Vieira deu título à exposição patente na galeria do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra e encerra a conotação de atualidade de um movimento que atingiu o seu auge em Portugal nos anos 80. A mostra é um complemento ao livro Reescrever o pós-moderno, de Jorge Figueira, professor do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra. A obra e a exposição pretendem tratar “algumas mazelas” deixadas por este movimento em Portugal. 

[ler mais]





II Semana Solidária

Na passada semana (de 21 a 26 de novembro) o Instituto Universitário Justiça e Paz acolheu a segunda edição da Semana Solidária, que se destina à angariação de donativos para o “Fundo Solidário”. Durante a semana decorreram várias atividades, desde Feira Solidária, ao Jantar+Concerto, passando pela exposição de várias peça de arte “A Arte pela Justiça” cujo valor das vendas reverte em parte para o Fundo Solidário. 

Saiba mais


   
ccrvc_c 

O Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho “é para si, meu amigo”

O dia 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, é o dia do aniversário de Rómulo de Carvalho e por consequência o dia do Centro de Ciência Viva com o nome do cientista, poeta, pedagogo, fotógrafo e historiador das ciências. Durante a sessão em que se comemorou o terceiro aniversário do Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho (CCVRC), Carlos Fiolhais, físico, docente e investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, afirmou que “não há melhor forma de comemorar [Rómulo de Carvalho] o patrono da cultura científica do que com uma peça de teatro infantil, para todas as idades, e o lançamento de um livro de uma das suas discípulas”.

[ler mais]

 

Caminhos do Cinema Português consagram cinema nacional

No passado dia 17 de novembro o Teatro Académico de Gil Vicente recebeu a Cerimónia de Encerramento da XVIII Edição do Festival Caminhos do Cinema Português, em que o júri do Festival consagrou “Sangue do Meu Sangue” (de João Canijo) e o público aclamou “José e Pilar”.
Na cerimónia em que se consagrou o cinema português e foi realçada a importância de iniciativas como o Festival Caminhos do Cinema Português, estiveram presentes: Rita Blanco, vencedora do Prémio para Melhor Atriz, Fernando Luís, vencedor do Prémio Melhor Ator, João Canijo, vencedor dos Prémios para Melhor Argumento Original, Melhor Realizador, e Grande Prémio do Festival. 

Conheça todos os vencedores da XVIII edição do Festival




Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES)

Resultado de uma parceria entre a Universidade de Coimbra e a Universidade de Lisboa realizou-se (nas duas instituições) o Iº Fórum do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES), com o tema “Os desafios da Gestão e da Qualidade do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa”. FORGES é um projeto que reúne instituições de ensino superior e universitários que se preocupam com a gestão universitária nos países e regiões de língua portuguesa. Nesta reunião pretendia-se lançar uma a ideia de uma rede de cooperação em termos de partilha de investigação, boas práticas, conhecimentos e relações. 

Saiba mais