a carregar...

Perspetivas

Porta AbertaObjetiva_









 


Semana Europeia da Robótica em Coimbra

Entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro, a Universidade de Coimbra acolhe para a primeira Semana Europeia da Robótica – euRobotics Week. Com iniciativas a decorrer em vários pontos do país, durante uma semana cerca de 120 organizações europeias desde empresas, centros de investigação e universidades vão promover várias atividades relacionadas com a robótica, bem como evidenciar os impactos que a robótica tem atualmente na sociedade. A Semana Europeia da Robótica trata-se de “uma iniciativa europeia para promover o domínio tecnológico da Robótica, as suas diferentes vertentes interdisciplinares no domínio científico e alertar para a importância da robótica no futuro da nossa sociedade”, explica Jorge Dias, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e responsável pelo evento.

O docente destaca ainda o facto de esta ser a primeira iniciativa “neste domínio que está a ser coordenada à escala europeia”, que incluem entidades provenientes de 18 países. Além de Portugal integram o evento países como Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Itália, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Sérvia, Suécia e Suíça. Em Portugal a coordenação do evento ficou a cargo da Universidade de Coimbra e da Sociedade Portuguesa de Robótica.

A Semana Europeia da Robótica – euRobotics Week – é dedicada inteiramente à robótica e inclui múltiplas iniciativas relacionadas com a robótica um pouco por toda a Europa. As atividades são abertas ao público em geral e pretendem destacar a importância da robótica nas mais diversas áreas. O grande objetivo passa por promover a educação tecnológica e motivar estudantes de todas as idades para que possam desenvolver uma que possam desenvolver conhecimentos na área da educação tecnológica e seguir carreiras ligadas às STEMs (Science, Technology, Engineering e Mathematics).

Jorge Dias refere ainda que o evento pretende “sensibilizar a sociedade para esta área tecnológica que irá ter um efeito importante no futuro da sociedade e também mostrar a capacidade inovadora e tecnológica de Portugal neste domínio”. E acrescenta que “vai ser relativamente fácil mostrar que Portugal, a nível mundial, está a ter um papel importante e inovador nesta área através das visitas aos centros de investigação nesta área e pela exposição dos equipamentos elaborados por um conjunto de pequenas e médias empresas que elaboram produtos neste domínio”.

O melhor da Robótica num local perto de si…

São várias as atividades que preenchem o programa da primeira Semana Europeia da Robótica. Jorge Dias explica que “um grande número de instituições, centros de investigação e empresas planearam diferentes eventos centrados no tema da robótica e todos eles estão listados no portal euroboticsweekpt.deec.uc.pt, desenhado pelo Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra que, conjuntamente com a Sociedade Portuguesa de Robótica tem dinamizado a primeira Semana Europeia de Robótica”.

De entre as atividades que compõem a Semana Europeia da Robótica em Portugal incluem-se “demonstrações sobre inovações tecnológicas no domínio da robótica, feitas por investigadores portugueses e em diferentes domínios da robótica – cursos sobre robótica para estudantes e professores do ensino secundário, exposição de equipamento e produtos de robótica – realizadas pelas empresas portuguesas que operam neste domínio”, refere Jorge Dias.

Os participantes têm ainda a possibilidade de integrar visitas guiadas na Universidade de Coimbra, que vão contar com demonstrações interativas, aos Laboratórios do Instituto de Sistemas e Robótica. Além das visitas a laboratórios, estão ainda a decorrer exposições, workshops, palestras, debates, atividades educativas e concursos dedicados à robótica.  “Em Coimbra irão existir várias iniciativas espalhadas pela cidade mas destacam-se as iniciativas no Instituto de Sistemas e Robótica e no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra”, diz. E acrescenta, que “nas cidades de Braga, Porto e Lisboa irão decorrer iniciativas similares, terminando a semana com uma cerimónia de encerramento no Pavilhão do Conhecimento no Parque das Nações em Lisboa, com o apoio do Ciência Viva e para o qual foram convidados entidades do Governo Português”.

Estudantes, professores e empresários da área são os principais interessados no evento. Ainda antes do início da Semana Europeia da Robótica e segundo os registos eletrónicos perspetivavam-se visitas de “um grande conjunto de jovens e de educadores”, como referiu o responsável pelo evento. Jorge Dias destacava ainda que a “sensibilização realizada noutros setores da sociedade, nomeadamente para a indústria” deixava antever “visitas de empresários e setores que encaram a robótica como uma plataforma tecnológica importante para a futura economia”.

Jorge Dias destaca a importância do evento, que através das suas várias iniciativas, tenta sensibilizar a “sociedade Portuguesa para este domínio tecnológico e as suas vertentes multidisciplinares é importante para a modernização e adaptação de Portugal e o seu papel no contexto socioeconómico da Europa e do Mundo”. O docente considera que a Semana Europeia da Robótica permite mostrar que “Portugal é capaz de inovar e realizar equipamentos neste domínio e que está ao nosso alcance ter um papel relevante neste domínio”.

Entre as mais de 120 entidades que marcam presença no evento, contam-se o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, que em “parceria com a Sociedade Portuguesa de Robótica e os seus associados entre os quais se incluem membros de diferentes instituições Universitárias, Centros de Investigação e Empresas de Portugal” assumiu a coordenação do evento, como explica Jorge Dias. O docente refere que a escolha do Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra para comandar este evento se deve ao facto de se tratar de “um Instituto de excelência internacional no domínio da robótica que tem excelentes relações de colaboração com diferentes Universidades em Portugal e com ligações com a Sociedade Portuguesa de Robótica”. “A importância da instituição e a dinâmica dos seus investigadores” foi, na opinião do docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, um fator importante para a escolha.

A Semana Europeia da Robótica pretende mostrar o melhor da robótica um pouco por toda a europa. Os interessados poderão consultar toda a informação sobre as atividades que estão a decorrer em Portugal em http://euroboticsweekpt.deec.uc.pt. Para os mais curiosos e interessados na área está ainda disponível a informação relativa às iniciativas que decorrem em vários países da Europa através do endereço web www.robotics-labs.eu.

Por Júlia de Sousa