a carregar...

CDC

Centro de Dramaturgia Contemporânea

2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012

2016

25 de Fevereiro
Fragments of Emotions

É uma narrativa intima e individual que circula em torno de fragmentos sonoros e visuais de emoções que têm como ponto de partida a memória do autor e performer, em diálogo com o espaço de apresentação.
Trata-se de um projeto que se propõe explorar a relação performativa com um vasto conjunto de elementos cénicos, entre a ordem da sonoridade e da visualidade, cruzando a investigação académica e a criação.

Ler mais...

10 de Março
Aula Aberta - Criação e Crítica em Performance - Um Olhar Desviante

Por André Rosa, através de um percurso sobre as histórias da performance, lança um olhar desviante sobre algumas criações performativas e procura articulá-las com pressupostos teóricos e práticos, além de possíveis elaborações acerca da crítica que permeia esta forma de arte.

Ler mais...

12 e 13 de Março
Laboratório de Criação em 24h - Orpheu 3

Durante 24h consecutivas (21h às 21h) os participantes do laboratório estarão, no Teatro Académico de Gil Vicente, conjuntamente com a equipa artística responsável pela orientação do mesmo em processo de criação-experimentação. Após 24h consecutivas é partilhado com o público o resultado.

Ler mais...

2015

10 de Fevereiro
Comunidade- Encontros com a Dramaturgia Viva 

Comunidade – Encontros com a Dramaturgia Viva é um projeto do Centro de Dramaturgia Contemporânea que promove de dois em dois meses um encontro informal para leituras de peças teatrais. A ideia do projeto é lançar o desafio a quem tiver curiosidade ou vontade de ler, criando assim uma comunidade de leitores que se reúne para partilhar um texto à volta de uma mesa, no palco ou em espaços inusitados no TAGV.

Ler mais...

19 de Março
A Colecção Privada de Acácio Nobre de Patrícia Portela

Na cave dos avós de Patrícia Portela foi encontrado um baú com fragmentos de textos e maquetas de objectos idealizados por Acácio Nobre, um português de referência do início do séc XX, mas agora esquecido; um homem com uma carreira política, científica e artísticas discreta e muito inovadora para o seu tempo. 

Ler mais...

25 a 27 de Março
Festival END - Encontro de Novas Dramaturgias

À semelhança da 1ª Edição dos Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas, organizada pelo Colectivo 84, que decorreu nos dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2010, no São Luiz Teatro Municipal (Lisboa), a 2ª Edição, revestindo agora o nome de Festival END (Festival – Encontros de Novas Dramaturgias), tem lugar nos dias 25, 26 e 27 de Março de 2015, no TAGV.

Ler mais...

28 de Março
Obra Completa de Mickael Oliveira

Obra Completa é um título que engana 8 anos de trabalho de escrita, mas reúne num só livro alguns textos para teatro de Mickael de Oliveira: Oslo – fuck them all and everything will be wonderful, Hipólito, Boris Yeltsin, 4 Lições para a sobrevivência e Vou curar-te pelo excesso.

Ler mais...

7 de Abril
Centro de Dramaturgia Contemporânea - 725 anos da Universidade de Coimbra

Homenagem aos poetas e artistas que, há 100 anos, publicaram a revista Orpheu, obra inigualável na literatura e nas artes em Portugal, marco histórico decisivo na eclosão do “primeiro modernismo” português.

Ler mais...

28 de Abril
Comunidade- Encontros com a Dramaturgia Viva

Comunidade – Encontros com a Dramaturgia Viva é um projeto do Centro de Dramaturgia Contemporânea que promove de dois em dois meses um encontro informal para leituras de peças teatrais. A ideia do projeto é lançar o desafio a quem tiver curiosidade ou vontade de ler, criando assim uma comunidade de leitores que se reúne para partilhar um texto à volta de uma mesa, no palco ou em espaços do TAGV.

Ler mais... 

2 de Junho
Comunidade - Encontros com a Dramaturgia Viva

Comunidade – Encontros com a Dramaturgia Viva é um projeto do Centro de Dramaturgia Contemporânea que promove de dois em dois meses um encontro informal para leituras de peças teatrais. A ideia do projeto é lançar o desafio a quem tiver curiosidade ou vontade de ler, criando assim uma comunidade de leitores que se reúne para partilhar um texto à volta de uma mesa, no palco ou em espaços do TAGV.

Ler mais...

26 a 28 de Novembro
Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas

Este colóquio pretende abordar a (auto)reflexividade crescente na criação contemporânea. Nesta ecologia da criação, marcada simultaneamente pelaintervenção racional dos dispositivos (Foucault) e pela proliferação na contemporaneidade (Agamben), a arte tende a deslocar-se para além do seu quadro operativo tradicional, caracterizado pelo domínio de uma habilidade ou por uma certa forma de expressão.

Ler mais...

2014

23 de Janeiro
O meu jantar com o André

O Meu Jantar com o André é um apaixonante, volátil e bem-humorado encontro entre dois amigos que não se vêem há muito tempo e decidem pôr as suas vidas ao corrente durante um jantar. 

Ler mais...

18 a 20 de Maio
Oficina com Patrícia Portela - O Ato de Escrever como Ato Físico

Durante uma semana, vamos abordar o ato de escrever como um ato físico – um ato que tem por objetivo pesquisar, arrumar ideias e também preparar-nos para outros formatos. 

Ler mais…

26 a 31 de Maio
Oficina com Patrícia Portela - O Ato de Escrever como Ato Físico

Durante uma semana, vamos abordar o ato de escrever como um ato físico – um ato que tem por objetivo pesquisar, arrumar ideias e também preparar-nos para outros formatos.  

Ler mais...

11 de Julho
Dramaturgias Interferentes: BAILEnquanto - Um Convívio Imprevisto 

Das Dramaturgias Interferentes ao Ainda Teatro: O carrocel continuava em andamento já que preparámos para 11 de Julho de 2014, novamente em parceria com o Centro de Dramaturgia Contemporânea do TAGV uma nova Investigação-Criação pelas Dramaturgias Interferentes.

Ler mais...

30 de Outubro
Leitura Encenada- Ricardo Correia

Esta leitura encenada lança um novo projeto do Centro de Dramaturgia Contemporânea que promove de 2 em 2 meses um encontro informal para leituras de peças teatrais. Quem tiver curiosidade ou vontade de ler, poderá juntar-se e partilhar um texto à volta de uma mesa.

Ler mais...

12 de Novembro
Demónios

Nuno M. Cardoso, no âmbito de Dramaturgia Contemporânea, com encenação de uma das obras mais importantes do dramaturgo sueco Lars Nóren, Demónios, um texto que expõe dois casais mergulhados na sua vida sentimental, dominada pela violência psicológica, num jogo de forças entre o dominado e o dominante, onde pontua ocasionalmente o que chamam

Ler mais...

28 de Novembro
Duas coisas, dois mitos - José Maria Vieira Mendes

Conferências Mitológicas é um projeto de José Maria Vieira Mendes, do Teatro Praga. Assente num ciclo de discursos, o autor seguirá parte do trabalho de investigação, a que se tem dedicado nos últimos três anos, sobre a história do teatro e da literatura dramática e a sequência de mitor ou narrativas que foram sendo construídos pela crítica teórica e pelos próprios artistas culminando numa contemporaneidade. 

Ler mais...

2 de Dezembro
Leitura Encenada - Ricardo Correia

Após uma primeira sessão dedicada a um programa continuado de leituras encenadas, dirigido por Ricardo Correia, contando com textos produzidos pelos formandos que integraram a Oficina de Escrita de Patrícia Portela, regressamos agora para uma segunda sessão, com os textos escritos no âmbito do projeto theater uncut 2014, no qual o mote entregue aos autores foi conhecimento é poder, conhecimento é mudança.

Ler mais...

2013

4 a 5 de Fevereiro
Europa Naquele Lugar, a partir da obra Europa de Javier Nuñez Gasco e da obra de Berlinde de Bruckere

O projeto será gerado em duas partes: apresentado nas escolas e nas salas de aula, e, posteriormente apresentado no TAGV, para os alunos que acompanharam a companhia na primeira parte e para o público em geral.

Ler mais …

25 de Abril
Dramaturgias Interferentes:  BALRUM - Momento de Pequenas Variedades

A Oficina de Dramaturgias Interferentes decorrida em Outubro e Novembro de 2012, no TAGV em parceria com o seu Centro de Dramaturgia Contemporânea, foi consubstanciada com o evento (des)ocupação: pequeno café luso-brasileiro...

Ler mais...

30 de Maio
Cassandra

7 autores portugueses escrevem sobre Portugal. 7 monólogos como tema de fundo, o país em que vivemos, país que atravessa uma crise financeira que afeta todas as outras áreas, cultural, social, económica, política

Ler mais...

6 de Novembro
Escrita e espaços sonoros - O lugar do indivíduo em tempos difíceis

Escrita e Espaços Sonoros, projeto no âmbito do Centro de Dramaturgia Contemporânea do TAGV, reúne dois dramaturgos que influenciaram a cena europeia no século XX: o inglês Harold Pinter e grego Dimítris Dimitriádis.

Ler mais…

2012

19 a 21 Janeiro
Tristeza e Alegria na vida das girafas, Tiago Rodrigues

História de uma menina de 9 anos que atravessa a cidade de Lisboa em busca da única pessoa que a pode ajudar: o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho. Neste espetáculo, Tiago Rodrigues volta a usar o teatro para tentar interferir com a nossa perceção da realidade social e política, mas também para refletir sobre o próprio teatro.

Ler mais…

16 de Janeiro a 28 de Abril 
Como falhar em grande – oficina Tiago Rodrigues

Manual de auto-destruição para criadores de teatro (em três capítulos):Quem falha sempre alcança (16 e 17 Jan); Quem falha teu amigo é (25 Fev); No falhar é que está o ganho (28 Abril) A propósito da apresentação do espectáculo Tristeza e Alegria na Vida das Girafas.

29 de Março a 30 de Abril
Laboratório Teatral – oficina projecto educativo

As oficinas inserem-se no programa de douramento ‘Practice-as-Research’ (PaR) do 3º ciclo de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/FLUC, no âmbito da tese de doutoramento «Play Set: Scenography in Portuguese Children’s Theatre»

Ler mais…

31 de Março 
Capitanias Dramatúrgicas

O projeto Capitanias Dramatúrgicas decorre, em Portugal, do encontro entre dois centros do mesmo nome: Centro de Dramaturgia Contemporânea, um sedeado em São Paulo e outro em Coimbra, no TAGV.

Esta parceria inédita entre artistas brasileiros e portugueses, tem como foco temático a noção de viagem, e como preocupação principal a reflexão sobre a escrita para palco, problematizando os diversos processos criativos.

Ler mais…

12 de Abril
Se uma janela se abrisse

XIV Semana Cultural Da UC

O que vemos, quando assistimos às notícias, às oito da noite, num canal de televisão? Uma proposta da realidade. Uma empresa de jornalismo diz-nos o que é importante no espaço/tempo de um dia. E diz-nos que aquela é a realidade de que fazemos parte. Uma realidade onde, regra geral, nenhum dos nossos pensamentos ou gestos diários estão registados.

Ler mais…


7 de Maio
Páginas Tantas: Dramaturgia – convidado Jacinto Lucas Pires

Encontro com um autor cuja obra pressuponha uma relação privilegiada com o livro. Além da conversa com o autor, a iniciativa recorre aos espaços do TAGV para propor um conjunto de extensões dos livros e da obra do autor, contribuindo assim para a divulgação do livro como instrumento indispensável à produção de um espaço público emancipado.

7 de Maio
Oficina de Dramaturgia (entre outros do laboratório)

Oficina com orientação de Jorge Louraço Figueira.

Oficina cujo tema é a escrita a partir de objetos cenográficos, criados através do cruzamento de conceitos cenográficos e de temas dramatúrgicos no âmbito do laboratório teatral Pequena História Trágico-Marítima.

Ler mais …

26 e 27 de Junho
Pequena história trágico-marítimo

XIV Semana Cultural da UC

Num pequeno rochedo, com a água a bater-lhes no corpo, dois marítimos tentam salvar-se. Enquanto o mais novo recolhe destroços que o mar lhes devolve, para improvisar uma embarcação, o mais velho recapitula histórias de milagres e relatos de aventuras, para se manterem acordados. A embarcação será a última em que viajam.  

Ler mais…

28 de Novembro a 12 de Dezembro

Shakespeare no cinema· Sessões do Carvão – Em associação com o Centro de Dramaturgia Contemporânea/ TAGV

Com o comentário de Jorge Louraço Figueira, crítico de teatro do Público.

Organização Faculdade de Letras da UC/FLUC e TAGV.

Coordenação Sérgio Dias Branco.

Ler mais...

Outubro de 2012 a Março de 2013
Oficina de Dramaturgias Interferentes - coordenação de Berta Teixeira (CDC)

Com o objetivo de construir uma prática colaborativa de Investigação-Criação, este projeto assenta num Dispositivo de Troca (Oficina) para o qual são convidados parceiros de áreas distintas. Trata-se de criar um ambiente propício à partilha, em que cada (com)participante se responsabiliza por uma sessão. As sessões terão a duração de 3 horas, em regime semanal, durante os meses de outubro e novembro de 2012.

Ler mais …