a carregar...

CDC

Centro de Dramaturgia Contemporânea

Coleção Dramaturgia

A coleção Dramaturgia da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) acolhe alguns dos textos para teatro associados às atividades desenvolvidas no âmbito do Centro de Dramaturgia Contemporânea. Com esta coleção a IUC pretende contribuir para a afirmação de novos autores e promover a escrita para teatro em Portugal. O catálogo integral pode ser consultado no sítio da Imprensa da Universidade de Coimbra.


I. Volumes editados em parceria com o Centro de Dramaturgia Contemporânea


1.

Título: Biodegradáveis. Ficheiros Secretos
Autor: Ana Vitorino e Carlos Costa
Posfácio: Jorge Palinhos
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra 
Data: Maio 2016
Preço: 8 euros 
N.º Páginas: 176
ISBN: 978-989-26-1178-5
Sinopse: As duas peças que se reúnem neste livro são exemplo paradigmático dessa investida do real na máquina metafórica do palco, e também duas faces inquietantes da mesma moeda com que temos vindo a pagar o conforto inconsciente dos nossos dias. Em ambas vemos o palco tornado laboratório do humano, mais precisamente em dois laboratórios diferentes: o laboratório da informação, no qual organizações quase invisíveis vivem de mapearem os nossos gestos, as nossas escolhas, emoções e tendências; e o laboratório do corpo, em que os sinais vitais, os movimentos invisíveis do corpo, a própria identidade física na qual nos reconhecemos e muitas vezes procuramos moldar, é observada nos seus limites e fragilidades (in Posfácio).


2.

Título: ‘By heart’ e outras peças curtas
Autor: Tiago Rodrigues 
Posfácio: Luís Mestre
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra 
Data: Maio 2016
Preço: 8 euros 
N.º Páginas: 192
ISBN: 978-989-26-0969-0
Sinopse: Neste volume, o segundo publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra, assinalando o projecto dramaturgo residente, associado ao Teatro Académico de Gil Vicente, podemos encontrar as viagens da escrita que fez nos últimos anos pela forma breve. E é com esta forma que Rodrigues se afasta, cada vez mais, do belo animal Aristotélico (da sua extensão e do que nos é dado a ver) e se desvia, simultaneamente, do teatro analítico de Ibsen e do teatro de memória de Pinter. Estamos, portanto, mais distantes de Édipo, de Borkman e de Hirst (in Posfácio).


3.
Título: Três dedos abaixo do joelho. Tristeza e alegria na vida das girafas. Coro dos amantes
Autor: Tiago Rodrigues 
Posfácio: Fernando Matos Oliveira 
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra 
Data: Outubro 2013 
Preço: 8 euros 
N.º Páginas: 120
ISBN: 972-989-26-0546-3
Sinopse: Os três textos de Tiago Rodrigues agora publicados permitem captar o devir oficinal da sua escrita, entre um momento de afirmação inaugural, representado pelo texto Coro dos amantes (2007), o escritor de espectáculos já na posse plena do seu meio de expressão, com Tristeza e alegria na vida das girafas (2011), e o trabalho ousado de demanda arquivística junto dos censores de teatro do Estado Novo, representado pela peça Três dedos abaixo do joelho (2012), sinalizando também assim a emancipação do autor jovem a partir da memória traumatizada dos autores passados. Os cinco anos que medeiam entre os textos coincidem precisamente com o período de emergência e afirmação criativa de Tiago Rodrigues no panorama nacional. O presente volume assinala em forma de livro a primeira edição do projeto Dramaturgo Residente, associado ao Teatro Académico de Gil Vicente (Coimbra), estando prevista a publicação próxima de um segundo volume dedicado às suas peças curtas (in Posfácio).


II. Volumes com edição prevista


1.

Título: Cadernos de Encenação
Autor: 
Patrícia Portela
Posfácio: Thiago Arrais
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Data prevista: 2016

2.
Título: Poemas Dramáticos
Autor: Pablo Fidalgo Lareo
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Data prevista: 2016

3.
Título: Novas Dramaturgias. Primeiro Encontro (2010)
Autor: Vários Autores
Prefácio: Mickael de Oliveira
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Data prevista: 2017
Reunião de textos apresentados no Encontro de Novas Dramaturgias