Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

O Gabinete de História Natural

De acordo com os Estatutos da Universidade, o Gabinete de História Natural da Universidade de Coimbra deveria englobar não só colecções particulares, mas sobretudo colecções resultantes de colheitas efectuadas ou coordenadas pelos professores da Faculdade de Filosofia. Deste modo se deu o progressivo enriquecimento do espólio do Gabinete de História Natural, iniciado com a incorporação das colecções privadas de Domenico Vandelli e de Rollen Van Deck, e fortemente enriquecido com as remessas que ao longo de anos foram enviadas do Brasil por Alexandre Rodrigues Ferreira (1756–1815), recolhidas no âmbito da sua Viagem Philosophica (1783-1792) à Amazónia. No final de 2010, no âmbito de um levantamento das colecções científicas pertencentes à Universidade de Coimbra, foram encontrados 68 exemplares do Séc. XVIII de peixes do Brasil, de diferentes espécies, conservados em seco e montados sobre cartão segundo a técnica de herbário, que fazem parte das recolhas efectuadas por Alexandre Rodrigues Ferreira.

Texto 6

Fig. 8: Um exemplar de peixe conservado com a técnica de herbário, recolhido por Alexandre Rodrigues Ferreira no final do Séc. XVIII (fotografia de José Meneses)

Em Portugal conhecem-se mais alguns exemplares de peixes conservados com esta técnica, que pertencem à colecção da Academia das Ciências, mas a maioria dos que existiam no país no Séc. XVIII foram transferidos para Paris por ocasião das invasões francesas, fazendo hoje parte do acervo do Museu de História Natural de Paris.