Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Responsabilidade social e instituições de ensino superior

cartaz resp social


A Universidade de Coimbra, enquanto membro fundador do ORSIES–OBSERVATÓRIO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, promoveu, a 22 de maio de 2018, no anfiteatro do Museu da Ciência, uma sessão sobre a responsabilidade social em instituições de ensino superior. 

No evento foi apresentado, por elementos da equipa redatora, o Livro Verde Sobre Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior, dinamizando assim a UC, no seio da sua academia, a consulta pública do livro e o envio de sugestões.

Do programa constou ainda uma breve apresentação de algumas boas práticas da UC, destacadas no âmbito dos trabalhos de elaboração do Livro Verde, que espelham o compromisso da Universidade no domínio da responsabilidade social.

Remeta os seus contributos/sugestões através de formulário ou diretamente através do e-mail orsies@forum.pt, até 31 de maio de 2018.

Agradecemos a colaboração!



SOBRE O ORSIES...

O ORSIES – OBSERVATÓRIO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR resulta de uma promoção conjunta entre a Fórum Estudante e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, constituindo uma rede colaborativa de 30 instituições de ensino superior nacionais, que pretende fomentar a dimensão social das instituições de ensino superior e promover a troca de experiências sobre as políticas e práticas de responsabilidade social.

A Universidade de Coimbra foi convidada a integrar o ORSIES desde o momento da sua constituição, anunciada no Encontro Nacional sobre Responsabilidade Social e as Instituições de Ensino Superior, a 14 de dezembro de 2016.

logo orsies

O ORSIES visa:

  • Reforçar a consciência e a ação cívica da comunidade das instituições de ensino superior nacionais;
  • Desenvolver iniciativas de investigação-ação sobre responsabilidade social que acrescentem valor através do conhecimento;
  • Mobilizar outros stakeholders da comunidade, de âmbito nacional e local para a cooperação com as instituições de ensino superior nacionais para a responsabilidade social.
  • Desenvolver ações comuns, partilhadas e com impacto social de responsabilidade social nas/das instituições de ensino superior nacionais;
  • Implementar diagnósticos e benchmarking nacional e internacional que permita criar e desenvolver novas estratégias de responsabilidade social;
  • Partilhar metodologias, instrumentos, experiências e boas práticas;
  • Desenvolver indicadores de monitorização e impacto em torno da responsabilidade, valorizando quer a dimensão quantitativa, quer a qualitativa.

Para mais informações sobre o ORSIES consulte http://orsies.forum.pt/



SOBRE O LIVRO VERDE...

Ao longo do ano de 2017, as reuniões do ORSIES incidiram sobre a elaboração de uma proposta de Livro Verde sobre responsabilidade social e instituições de ensino superior portuguesas – uma das iniciativas propostas para o grupo de trabalho –, cujo objetivo é promover o debate sobre o conceito de responsabilidade social. 

A versão provisória para consulta pública do LIVRO VERDE SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIAL E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIORanunciada no 2.º Encontro Nacional sobre Responsabilidade Social e as Instituições de Ensino Superior, ocorrido a 20 de março de 2018, integra os seguintes capítulos:

Capítulo 1 – Campus socialmente responsável

Capítulo 2 – Formação pessoal e profissional dos estudantes e relação com alumni

Capítulo 3 – Gestão socialmente responsável da produção e difusão do conhecimento

Capítulo 4 – Participação social na comunidade

Capítulo 5 – Fatores críticos de sucesso para o desenvolvimento da RS em IES

A consulta pública pretende dar oportunidade a outras instituições e às suas comunidades académicas e/ou ao público interessado de analisar as recomendações e contribuir com as suas sugestões para que o Livro Verde seja representativo das instituições de ensino superior em Portugal.

Para mais informações sobre o LIVRO VERDE consulte http://orsies.forum.pt/#Livro