Provedor do Estudante

Actuação

O Provedor do Estudante actua mediante a recepção de mensagens - consultas, elogios, participações, queixas, petições, sugestões - enviadas pelos estudantes da Universidade de Coimbra ou por iniciativa própria.

Quando recebe mensagens dos estudantes sobre o funcionamento da Universidade, o Provedor realiza a investigação que se torne necessária para o apuramento dos factos, de forma coordenada e em colaboração com os órgãos e serviços da Universidade e das Unidades Orgânicas. Finalmente, actua de acordo com o tipo de mensagem recebida:

· Procurando soluções conciliatórias quando tal se justifique.
· Emitindo recomendações que reforcem a qualidade dos serviços prestados.

Por iniciativa própria o Provedor do Estudante pode propor modificações às normas da Regulamentação Universitária que sejam contraditórias ou pouco claras ou pode sugerir a elaboração de novos regulamentos com vista a melhorar o grau de satisfação dos direitos e interesses legítimos dos estudantes da Universidade.

Pode igualmente actuar se tomar conhecimento, através de qualquer meio minimamente credível, de acções ou omissões de órgãos, de funcionários ou de professores que, em sua opinião:

· Possam atentar contra os legítimos direitos dos estudantes reconhecidos pela lei ou pela regulamentação da Universidade.
· Sejam pouco razoáveis, injustas, inadequadas ou incorrectas.