a carregar...

UC.PT

Provedor do Estudante

Missão

A missão do Provedor do Estudante é velar pelo respeito pelos direitos e interesses legítimos dos estudantes. Quando toma conhecimento de um facto que coloque esses direitos ou interesses legítimos em causa, quer por comunicação de estudantes quer por qualquer outro meio minimamente credível, o Provedor deve procurar formas de os proteger através da mediação e da negociação informal com os envolvidos.

Além disso, ao Provedor do Estudante é conferida a tarefa de, a partir das mensagens comunicadas individual ou colectivamente pelos estudantes ou por iniciativa própria, recomendar as mudanças necessárias à melhoria dos serviços prestados pela Universidade.

O Provedor do Estudante é um órgão sem carácter administrativo, deliberativo, executivo ou disciplinar. Exerce as suas funções junto dos órgãos de governo e da estrutura central da Universidade, dos Serviços de Acção Social e dos órgãos e serviços das Faculdades e demais unidades orgânicas, de forma a alcançar as suas finalidades.

A Provedoria do Estudante não substitui a Associação Académica nem os órgãos de governo ou os serviços das unidades orgânicas ou da Universidade. O Provedor do Estudante é um órgão novo na Universidade que tem como objectivo fomentar a consciencialização dos estudantes sobre o direito de receber um serviço público de qualidade, eficiente e respeitoso e, igualmente, encorajar os estudantes a participar na melhoria desse serviço através do seu empenhamento pessoal e da sua capacidade crítica.